quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os animais vão para o Céu?

Eita, questão difícil, não é mesmo? Há muita discussão entre os teólogos sobre o que acontece com os animais depois que eles morrem, mas esta questão, em particular, é fácil de responder:
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Eclesiastes 3:19 e 20
A Bíblia é clara em declarar que o que acontece com o homem também acontecerá com os animais, e vice-versa (veja mais em alma, espírito e espírito do homem e espírito de Deus). Mas só saber que os animais vão para o pó assim como o homem não satisfaz nossas inquietações.

As perguntas que ainda restam seriam: Haverá animais no Céu? Os nossos mascotes participarão da ressurreição? Teria algum tipo de redenção para os animais? Essas são perguntas que perturbam os amantes dos animais.

A Bíblia não declara em nenhum momento que os animais estarão na atual morada de Deus, mas claramente demonstra que os mesmos estarão na Terra restaurada e Novo Céu, mas com o comportamento completamente melhorado (Leia Isaías 11:6-9).

Apesar de termos a certeza de termos animais na Nova Terra e Novo Céu (isto porque a Terra será renovada e agora será o trono de Deus, ou seja, Nova Terra e Novo Céu são o mesmo lugar) não sabemos se serão os mesmos animais que nos fizeram companhia um dia. Mas uma certeza temos, Deus ama cada ser de sua criação muito mais do que nós os amamos.

Lembrem-se dos animais da arca, os quais Deus guardou da destruição eminente. A obediente jumenta de Balaão, a qual recebeu de Deus o dom de falar para que se defendesse de seu amo. Lembrem-se também das palavras de Jesus, ao falar que o Pai do Céu alimenta as aves (Mateus 6:26). Deus ama todas as suas criaturas, inclusive a Terra:
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
Apocalipse 11:18
A terra foi amaldiçoada por causa do pecado humano (Gênesis 3:17). Ela tem sofrido, juntamente com os animais, os efeitos da maldade humana. Se a mesma irá ser renovada, é bem possível que os animais que sofreram inocentemente também voltem a viver. Melhor ainda, se a Terra irá ser exaltada como Novo Céu, e nós, tristes pecadores, reinaremos juntos com Cristo, os animais que deram sua vida por causa da maldade humana também podem ser renovados e melhorados, não é mesmo?

Acredito que isso seja possível. Acredito que a Bíblia não fala mais claramente sobre isto pois seu maior objetivo é nossa salvação. Talvez Jesus fale para nós quando tratamos desse assunto assim como ele falou com Pedro a respeito de João:
Por que te importa o que farei com estes animais? Segue-me tu. Não confias em mim? Não são eles minhas criaturas? Será que você daria melhor destino a eles do que Eu posso dar? Segue-me tu.
João 21:22 [parafraseado para a situação]

45 comentários:

  1. Amei este texto João batista! Estou aqui visitando o seu blog e amei a sua postura de respeito e carinho para com os animais, que também são obra maravilhosa de Deus!
    Sabe, assim como você disse, não temos base bíblica para afirmar nada,mas Deus já promete nos surpreender com aquilo que nunca nossos olhos viram ou ouviram não é mesmo?
    Abraços...
    Etiene Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Etiene.
    Sim, realmente teremos muitas surpresas no Céu. A maior parte boas, mas todas justas.
    Que Deus te abençoe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. João Batista gostei muito do seu texto, o legal foi que você encontrou na bíblia respostas pra pelo menos consolar nosso coração, perguntei a uma pessoa sobre isso e ela apenas me disse que animal não tinha alma e não ia para o céu, porém não me explicou mais nada e acho que ela não deveria ter afirmado isso sem respaudo bíblico.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado.
    Esta é a função deste blog: estudar a Bíblia.
    Por mais que não tenhamos todas as respostas procuramos coerentemente nela e abrimos para discussão para que possamos crescer uns com os outros.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de perder minha cadelinha, a saudade é grande, ela era minha melhor amiga... mas agora eu sei que ela está muito bem, e apesar de sentir falta dela,no final da minha jornada eu vou reencontrá-la!

    ResponderExcluir
  6. Sinto pela sua perda.

    Siga a Jesus e Ele te dará maiores esperanças, querido(a).

    ResponderExcluir
  7. LIndo comentário..amei

    ResponderExcluir
  8. João desculpe-me, mas, o que está escrito no evangelho de João 21:22, se refere ao destino daquele que irá trair Jesus (João 21: 20-21) e não ao destino dos animais. Leia todo o capítulo 21 de João e entenderá melhor.
    Shalom Adonai!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, amigo anônimo.

    Não é sobre o destino de um traidor, mas do próprio apostolo João.

    Jesus mostrou a Pedro que o que Ele faria de João não deveria ser o foco de seus pensamentos, mas sim os compromissos pessoais que Jesus assumiu com ele [Pedro].

    O texto realmente não fala de animais, mas parafraseei o mesmo para mostrar que o que Jesus fará dos animais não deve ser nosso foco, mas sim o pacto pessoal que Cristo faz conosco.

    Desculpe-me se não ficou claro anteriormente.

    Paz do Senhor para você também.
    XD

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto!

    Hoje aqui em casa nós perdemos a nossa companheirinha Nanny, nossa cadela poodle. Ela era uma alegria pra mim, minha mãe, meu pai e meu irmão.

    Eu sempre dizia pra ela que ela era um "bichinho de Deus". Sei que Deus a levou para um bom lugar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ei amigo esse testo de João não fala nem um momento de animais mas sim de pessoas bom sei-la acho que não é bom mudarmos os versículos nem para parafrasear a palavra significa só o que esta escrito isso penso eu mas amem fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,
    Recado dado.
    Fique com Deus também.
    Abraço.

    Mike Silver, Deus é bom.
    Ele sempre fará o melhor para nós e nossos queridos, mesmo que não concordemos que seja o melhor.

    Mas aconselho que você procure cada dia mais conhecer esse Deus bondoso e saber o que é bondade. Às vezes ela precisa repreender e castigar.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Estou com o meu coração despedaçado devido a perda do meu querido Tobias... engraçado é que agora fico mais tranquila pq se isso for verdade, então pode ser q eu um dia encontre o meu querido, meu filhão...ele era especial..

    ResponderExcluir
  15. Agradeco pelo texto. Acreditsr que o nosso caozinho ira se cinfortar com Deus a nos ceus fico mais aliviada. Queria eu proteje-la ate o ultimo dia de minha vida. Minha cachorrinha de 3 anos 11 meses e 22 diias faleceu hoje em meus bracos. que dor meu Deus....

    ResponderExcluir
  16. Que Deus te console, Bárbara.
    Amar é sofrer, mas sem amor não há sentido na vida.

    ResponderExcluir
  17. Ontem perdemos uma gatinha, ela foi envenenada por monstros que se chamam de gente!!!! Fico revoltada, indignada, quero que Deus cobre deles, quero ver a justiça de Deus agindo.
    Quero poder acreditar que Deus conserve sim a vida desses animais, pois cada dia que passa vejo como um ser humano pode ser tão amargo, ter tanta coisa ruim, que não cabe em si.

    ResponderExcluir
  18. Sinto muita revolta,e fico me perguntando por que Deus permite açoes de crueldades?Na minha opinião a vida de um animalzinho vale mais que de um homem.O homem hoje em dia esta corrupto por dentro não merecem sequer uma nova chance.

    ResponderExcluir
  19. O homem é muito cruel mesmo. Mas enquanto houver chance para que ele mude Deus insistirá. Enquanto as chances não forem esgotadas, nós teremos que passar pelos sofrimentos que esse mundo mau nos traz.

    Quanto aos maus, a vingança virá:
    "E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." Apocalipse 11:18

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de seu texto...
    Perdi meu cachorro, coitadinho
    ele era carinhoso amoroso e o primeiro cachorro que perdi na vida...Estou muito triste, e pedindo força a Deus....Pois parece que não, mas o animal é muito mais amigo do que um próprio ser humano....
    Bem, fico tranquilo pois espero que ele esteja com Deus, e que um dia eu possa reencontra-lo
    Até mais...e parabéns

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Meu cão foi envenenado por chumbinho. Estou muito triste e revoltada. Gostaria que postasse um texto bem claro da palavra de Deus,sobre esse dilema, para eu deixar na casa dessa família que fez isso.Queria processá-los mas não tenho prova.
    Fiquei confortada pelo que li.Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela sua perda.
      Como já foi dito, não há textos que afirmem que na Nova Terra teremos nossos amigos animais que perdemos de volta. Mas talvez a certeza que Deus não deixará impune nenhum ato de maldade contra o planeta te console:

      "Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que [destroem ]a terra." Apocalipse 11:18.

      Todo ato de injustiça vai ser vingado, caso os transgressores não voltarem-se para Deus e arrependerem-se de seus maus caminhos.

      Excluir
    2. sabias palavras não sei qual sua religiao,mais não creio mais em padres,a igreja catolica esta deixando a desejar,nao quero ser egoista como eles

      Excluir
    3. Obrigado pela clareza, eu sempre acreditei assim como vc descreve mas nunca tive base bíblica para sustentar meu ponto de vista, agora esta claro e simples, com certeza terei argumentos pra falar pra minha esposa, rsrsr afinal de contas nós temos 9 cachorros e sempre é dificil quando eles se vão, abç Deus abençoe...

      Excluir
  22. Gostaria de ressaltar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalem num Jumentinho, Deus fez tudo semelhante a ele inclusive o amor dos animais. Deus é justo.

    ResponderExcluir
  23. bom dia !!! JOÃO BATISTA EU ESTOU VIVENDO UM MOMENTO DE TRISTEZA E SOLIDÃO HA UMA SEMANA PERDI U MEU AMIGO DE 17 ANOS UM PICTHER E NA BUSCA POR UMA RESPOSTA QUE VIESSE ACALENTAR O MEU CORAÇÃO , ENCONTREI A SUA PAGINA . GOSTARIA DE SABER DE VERDADE PRA ONDE FOI O DULLY ??? PRA ONDE QUE VÃO OS ANIMAIS??? EU ATE LI TODA APAGINA POREM NÃO CONSEGUI DE VERDADE ENTENDER.... GRATA ELIZETE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pêsares, Elizete.

      Segundo o livro de Eclesiastes os animais vão para o mesmo lugar que os homens, ou seja, para o pó da terra. A morte é morte mesmo, segundo a palavra de Deus não há vida sem a junção de corpo e espírito (fôlego de vida).

      Mas isto não quer dizer que não há esperança. Jesus tem poder para tornar os que morreram vivos novamente (João 11:25 e 26). Isso acontecerá na sua vinda nas nuvens do Céu (1 Tessalonicenses 4:13-18).

      Em resumo: hoje nossos amigos animais estão no pó da terra, ou seja, realmente mortos. O que não sabemos, e a Bíblia não revela, é se Deus vai ressuscitar algum dia alguns desses animais que fizeram tanta diferença em nossas vidas.

      Uma coisa é certa. Estude a palavra de Deus, reconheça quem é Jesus e desfrute da certeza de viver um dia para sempre.
      Deus te abençoe muito Elizete.

      Excluir
  24. Parabens Joao Batista, sabias palavras que a luz da palavra de Deus confortam o coracao...Deus me deu uma linda experiencia com um caozinho abandonado que encontrei, ele estava com a patinha machucada e o levei para minha casa, infelismente uma virose o tirou de mim, fiquei muito triste e perguntei para Deus o porque de ter colocado em minha vida e com sua morte me causar muita tristeza, Deus entao falou ao meu coracao que havia colocado ele em minha vida nao para trazer tristeza, mas sim para dar um pouco de felicidade para aquele pobre animalzinho...suas palavras me confortaram obrigado...

    ResponderExcluir
  25. Parabens Joao Batista, sabias palavras que a luz da palavra de Deus confortam o coracao...Deus me deu uma linda experiencia com um caozinho abandonado que encontrei, ele estava com a patinha machucada e o levei para minha casa, infelismente uma virose o tirou de mim, fiquei muito triste e perguntei para Deus o porque de ter colocado em minha vida e com sua morte me causar muita tristeza, Deus entao falou ao meu coracao que havia colocado ele em minha vida nao para trazer tristeza, mas sim para dar um pouco de felicidade para aquele pobre animalzinho...suas palavras me confortaram obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Deus usa a maldade deste mundo tenebroso para nos fazer crescer em bondade. Ele permite o mal para nunca mais querermos o mal, pois ele um dia vai ser eliminado (Apocalipse 21:4; 20:14; 1 Coríntios 15:26).
      Até lá, Deus usará todas as coisas, até as más, para fazer os que O amam crescer:
      "Todas as coisa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo os seus propósitos" Romanos 8:28.
      Deus continue te abençoando

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada por suas palavras, trouxeram conforto ao meu coração. Perdi minha gata que era como um filha pra mim, ela tinha 18 anos e 7 meses. Ela chegou em nossa família num momento muito difícil, quando tínhamos acabado de perder meu irmão que foi vítima de um assalto, portanto, Deus trouxe ela para nossas vidas como um consolo pra nós. Estava muito angustiada e inconformada com a idéia de que não iria reencontrá-la no céu. Porém, li um texto em Apocalipse que Jesus virá a terra montado em um cavalo branco, Ele e seus anjos. Portanto, se já existem cavalos no céu, porque não pode haver os outros animais, não é mesmo? Portanto, suas palavras só fizeram encher mais o meu coração com esperança de que encontrarei minha gata Chambinha, minha filha linda no céu! Ore por mim. Vai fazer quatros mese agora em junho que ela morreu e ainda estou muito angustiada, choro todos os dias.
    Muito obrigada! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já orei e continuarei orando, Suely.
      Deus continue te consolando.

      Excluir
  28. Os animais não necessitam não salvação, pois só o homem conheceu do pecado, mais precisam ser livre deste julgo. Acredito que Deus não irá lança-los no lago de fogo, pois este é só para quem conheceu do pecado.Outra coisa acredito que na nova terra será os mesmos animais da Terra, pois Deus não constuma recriar o que já fez como aconteceu na arca. Sem falar que Deus é justo, os animais da Terra conviveram com o pecado, foram maltratados, muitos serviram de alimentos para os humanos, eles também são vencedores, sem falar que obedientes a Deus.

    ResponderExcluir
  29. Realmente este blog veio a calhar ao momento que estou passando. Dia 13/07/2013,sábado, as 22:33 perdi minha cachorrinha chamada GISELE,minha filha, companheira, amiga e de lá pra cá tenho chorado todos os dias ao lembrar que não a terei mais aqui comigo. Ela teve um valor muito sentimental durante este tempo, pois esteve comigo nos momentos mais difíceis, enquanto não havia ninguém ao meu lado, ela estava lá, me entendia,chorava comigo, queria carinho e eu a dava pq assim recebia tambem.Venho me perguntando, é pecado eu chorar?pra onde ela foi, onde está? muitas pessoas não entende quando se trata desse assunto e falam que acabou, que lá na glória não haverá animais, que isso é besteira, que passa, cria outro animal,como ouvi nesses dias, pessoas insensíveis é minha opnião,pois porque Deus daria esse sentimento tão lindo que era entre eu e ela e criaria seres tão meigos, pra no final acabar em NADA? Não quero crer assim, pois seria fácil acreditar no espiritismo que tem um objetivo final para os animais, mas sei que é engano, mas se a mentira gera lugar lindo e conforta os donos desses animais, quanto mais Deus que é pura VERDADE,
    então percebi que neste blog existem outras pessoas que passam ou passaram pelo mesmo que estou a passar e vão me compreender melhor. Sei que aqui posso chorar, desabafar e este blog me dá a esperança de um dia poder vê-la novamente, pois sei que Deus é justo. Essas passagens bíblicas me confortaram hoje. Vou sentir saudades da Gisele e jamais vou esquecê-la e nenhum outro animal à substituirá.
    TE AMAREI PARA SEMPRE...MINHA GISELE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Ângela. Deus tem mais amor do que posso imaginar.
      Que Ele continue te consolando.

      Excluir
  30. Olá...aqui achei um pouco de conforto após perder cadelinha Teka as 18:00 do dia 01/01/14 reconheço que ela estava bem velhinha.....foram longos 19 anos bem feliz porem estou em sofrimento pela separação mas so gostaria que ela esteja bem e recolhida pelo seu criador Deus

    ResponderExcluir
  31. Ontem enterrei meu gatinho Lion que infelizmente foi atropelado, nem preciso falar q estou chorando muito. Era meu amigo fiel e nosso amor era recíproco ficávamos conversando antes de dormir e ele respondia do jeitinho dele......agora estou sozinha e triste, mas sei que um dia vou reencontrar o meu gatinho não sei de que forma pq nossa ligação era quase humana. E por incrível q pareça essa semana conversei muito com ele sobre morte, parece q eu estava prevendo e o meu questionamento pra ele foi qual de nós iria antes, pq estou muito doente e acho que esse amor deve ter um lindo reencontro. Assim seja e espero na bondade de Deus.....meu bebê me espere onde estivet pq prometi nunca te abandonar. Te amo

    ResponderExcluir
  32. Oi João Batista você não sabe o quanto me fez bem entrar aqui no seu blog e ler essa maravilha sei que DEUS é JUSTO e MARAVILHOSO ele sabe o que faz obrigado amigo!!!!!E se fomos ver os animais estão dando xou de amor ao ser humano impossível DEUS deixar esses seres MARAVILHOSOS deixar d existir néh kkkkk mas DEUS sabe o que faz como já escrevi amoooooooo demais esses seres maravilhosos amo animais!!!!!Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  33. Hoje perdi minha amiga Samanta 10 anos e 7 meses juntos,muito amor que ela me deu ela ficou internada e só esperou eu chegar para me despedir dela e depois morreu estou profundamente triste..

    ResponderExcluir
  34. Hoje perdi meu gatinho, estou em prantos, doi muito,, a única coisa que me conforta que agora ele esta fazendo companhia pra maninha dele, e devem estar pulando e brincando, acreditar nisso me conforta, peço a Deus que quando chegar minha hora de partir que ele guarde todos pra me encontrar, perdi tantos já, cada vez que um parte, meu coração se despedaça e um pko de mim vai junto , mas creio no Deus de poder que ele esta cuidando deles todos pra mim!

    ResponderExcluir
  35. Você me deu esperanças muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!! na minha opinião os animais voltarão assim como nossos entes queridos revestidos de glorificação. Minha gata foi envenenada por maldade por algum vizinho meu ,mais acho que o sofrimento dela acabou e que ela esta em paz descansando assim como nossos entes queridos , minha avó faleceu dia 30 de março de 2015 tenho esperanças que eles vão ficar em paz vão ficar bem. a paz do senhor João Batista.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada por acalmar meu coração que ainda chora a morte do meu cãozinho.Tenho certeza de que DEUS não os criou à toa.Louvado seja meu DEUS.Amém.Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Também perdi meu peixe Betta de uma doença terrível, a hidropsia. Ele ficou 3 meses sofrendo com a doença que faz inchar. Ele era preto com rajas azul turquesa e vinho: uma verdadeira obra de arte de Deus. Sofri junto com ele e fiz o possível para amenizar o seu desconforto. Se Deus me der uma chance de reencontrá-lo no Paraíso, para mim seria uma vitória muito grande.

    ResponderExcluir