sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alma


Incrível como a noção de alma bíblica foi completamente perdida em meio as traduções.

Muitos leitores da Bíblia hoje, sempre quando se deparam com essa palavra, pensam numa entidade que vive dentro do corpo, o que foge completamente da noção dada pela Bíblia.

Os acadêmicos, com seu ceticismo habitual, conseguem ver melhor o que realmente o texto bíblico diz, em contraposição a maioria das religiões.

Na Bíblia de Jerusalém, a seguinte nota explica um pouco sobre os conceitos antigos do termo hebraico nefeš , que é encontrado em várias línguas semíticas e que abrangem o seguintes sentidos:
"O termo hebraico nefesh (cf. Gn 2,7) designa a respiração vital (e por extensão a garganta), que está no princípio da vida e que se retira por ocasião da morte. O termo designa frequentemente o homem, ou o animal, como indivíduo animado (Gn 12,5; 14,21; Ex 1,5; 12,4 etc.), ou nas diferentes funções de sua vida corporal ou afetiva, sempre ligadas entre si (cf. Gn 2,21+). A expressão "minha alma" [o contexto desta nota é Sl 6:5] equivale frequentemete ao pronome reflexivo "eu próprio, mim mesmo" (cf. Sl 3,3; 44,26; 124,7; Gn 12,13; Ex 4,19; I Sm 1,26; 18,1-3 etc.), assim como "minha vida", "minha face", "minha glória". Estes diferentes sentidos de "alma" permanecerção vivos no NT (psychê; cf. Mt 2,20; 10,28; 16, 25-26; I Cor 4,16+; 15,44+)".
Bíblia de Jerusalém, p. 868, nota a).

Precisamos aprender mais sobre o que a própria Bíblia diz sobre ela, para que, no mínimo, não a interpretemos segundo nossos "pré-conceitos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário