domingo, 10 de outubro de 2010

5- Se é assim, é melhor não casar!

Até aqui, em nossa exegese, vimos que o adultério é mais abrangente do que muitos religiosos pensam. Vai desde o ato mais sórdido, passando para a pluralidade de companheiros até o pensamento das pessoas.

Dentro dessa gama de impurezas sexuais, segundo a Bíblia, o segundo casamento entra no mesmo.

Jesus, em suas declarações encontradas em Mateus 19 (veja aqui), esclarece que o divórcio expõe ambos ao adultério, quando o mesmo já não foi cometido.

Como só o homem poderia dar carta de divórcio até então, era dele a responsabilidade da mulher se contaminar com outro parceiro depois do divórcio.

Essa declaração era tão contrária aos costumes da época (mas não dos de Deus, como já visto) que os discípulos soltaram a seguinte pérola:
Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Mateus 19:10
Incrível, né? A sociedade da época estava tão acostumada com a desigualdade de direitos entre homens e mulheres que quando Jesus iguala um pouco o placar, eles gritam: Maldição! Não vale a pena casar.

Esta frase dita pelas pessoas mais próximas de Jesus só vem confirmar o que o próprio Jesus disse a respeito da carta de divórcio: que ela foi dada pela "dureza dos corações".

Assim é hoje! Não queremos aprender a amar e a perdoar. Queremos que as coisas saiam do jeito que queremos, senão cada um pro seu lado. Nem nos esforçarmos mais para mantermos nossos relacionamentos, principalmente o casamento, pois "se não der certo separa", não é mesmo?

A dureza do coração humano está fazendo com que a maioria da sociedade se torne intolerante e, infelizmente, infelizmente mesmo, entre os discípulos de Cristo, hoje chamado cristãos, não é nada diferente, quando não é pior do que entre os descrentes.

Além da dureza, havia uma lógica nas palavras dos discípulos que eu ouvi muito em minha vida: "Aquele que ainda não começou uma vida sexual consegue viver sem mulher, mas aquele que já se casou, não consegue viver sem". Por isso não devemos casar. Veja a resposta do Mestre:
Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
(Mateus 19:11 e 12)
Apesar da revolta demonstrada pela resposta dos discípulos, Jesus tentou acordá-los com a realidade. Tem pessoas que poderiam seguir as palavras dos discípulos, já outras não. Jesus reconhece aqui que há pessoas que não conseguiriam ter uma vida equilibrada sem uma esposa, outros sim. Cada caso é um caso.
_________________
Postagem anterior: 4- Carta de Divórcio: A Discussão é levada a Jesus
_________________
Próxima Postagem: 6- Conclusões, como aplicar estes estudos na igreja hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário