quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A mulher trazendo salvação e perdição ao homem



Roteiro
Para alguns leitores da Bíblia, ela é um livro bem machista.
Mas será que é assim mesmo ou existe um exagero nessa interpretação?

Prosseguindo! Nos seis primeiros versos desse capítulo temos
dois personagens interagindo. A serpente e a mulher. No novo testamento, a
serpente é tida como o próprio Satanás.

A serpente engana a mulher, contradizendo as palavras duras
de Deus a respeito do que aconteceria ao se comer o fruto, além de seduzi-la
com a ideia de ser igual a Deus.

Perceba que em Gênesis 1:27, tanto o homem quanto a mulher
foram criados a imagem e semelhança divina. Por isso, é certo que o que a
serpente está insinuando não é que eles se tornassem como eles já eram, mas
algo além. Ela deveria se tornar uma igual em hierarquia com Deus. Mas, Deus só
há um. Poderia haver outro ou outros iguais em sabedoria e poder?

A hierarquia é algo valorizado na Bíblia. Até os anjos tem
um líder, o arcanjo (principal dos anjos). O homem foi criado para ser o líder
do planeta recém organizado. Líder, não tirano. Mesmo num mundo perfeito,
segundo a Bíblia, há hierarquia.

Voltando ao texto, note que o homem é apático nesse texto.
Não há discussão, nem briga. Não há nada. Ele só aceita a liderança da mulher.
Mas, no verso 9, Deus chama o homem, pois ele é o responsável. Mas o mesmo se
desvia de sua responsabilidade jogando a culpa em Deus e em sua esposa.

Veja que caos nos relacionamentos aqui. Vamos voltar para a
criação um instante. O mundo era caótico e Deus começa a organizá-lo; do barro
deste mundo é feito o homem e da costela desse homem é feita a mulher, pondo
assim fim na criação do planeta Terra.

Agora Satanás/a serpente leva a mulher a pecar, a qual leva
o homem, que, por seu erro, amaldiçoa a terra, transformando toda essa harmonia
criada por Deus em puro caos. Inclusive rompendo o relacionamento harmonioso
entre esses e Deus.

Veja que biblicamente não é só o ato de agir contrário à
ecologia que contamina/destrói a Terra. O pecado também o faz, como vemos no
verso 17.

Ao Deus voltar-se para a mulher em Seu inquérito, essa
mostra que foi enganada pela serpente. Deus amaldiçoa a serpente e profere a
primeira profecia da Bíblia:
“porei inimizade entre ti e a mulher,” verso 15, “entre a
tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás
o calcanhar.”

Na primeira profecia já temos a promessa do Messias. Judeus
e cristãos reconhecem isso. Esse prometido desfaria a amizade que Eva criou com
a serpente e a humanidade assume desde então. O descendente morreria por
influencia da serpente, mas a mesma seria morta por ele. Aqui é descrito um
conflito que levaria gerações para se findar. Uma luta entre servos de Deus e
da serpente.

Veja que quem vai por “a inimizade” é Deus através do
descendente, que nascerá da mulher. Onde está Adão nessa história. Ficou
totalmente oculto no processo messiânico, assim como ele ocultou sua
responsabilidade do pecado. É como se Deus quisesse dizer para Adão que já que
ele não teve culpa, ele também não vai participar da solução.

O Novo Testamento é a literatura que melhor se refere a essa
interpretação sobre o nascimento do Messias, pois mostra um messias gerado por
uma mulher e pela divindade. Não há sêmen de homem algum, mas Maria e o
Espírito Santo geraram um homem o qual retomaria a liderança do planeta,
perdida desde que o homem pecou. Essa liderança passou a Satanás.

Deus está restaurando o que acabara de ser destruído. A
primeira coisa foi tornar a mulher digna novamente, pois dela viria o salvador.
A segunda, a mesma deveria voltar a seguir a liderança do homem (verso 16).
Lembrando que é liderança e não tirania, como durante séculos muitos tem interpretado
erroneamente. Terceiro, a liderança da terra viria somente com “o descendente”.

E o relacionamento entre o homem e a mulher? O que indica
que o mal estar causado pelo homem, ao acusar sua mulher, foi superado? Vamos
para o verso 20:

“E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser mãe de
todos os seres humanos”.

O termo “seres humanos” não é a melhor tradução do hebraico.
A Bíblia de Jerusalém e a Tradução Brasileira traduzem esse termo como
“viventes”, o que é mais correto e relaciona melhor essa palavra com “Eva”, que
quer dizer “vida”.

O que Adão quer dizer aqui e por que só agora parece que ele
dá esse nome para sua esposa? Isto é um “amém” para a promessa divina. Adão
está mostrando que acredita firmemente que Deus salvaria o mundo (preste
atenção! O mundo, e não apenas a humanidade) através da criança que viria da
mulher. Ou seja, ela seria mãe do salvador do mundo e, por isso, seria
considerada a mãe de todos.

Veja que Deus mostrou solução para tudo, perdoou tudo. Mas o
pecado traria suas consequências. O casal não poderia voltar para o paraíso até
que Deus cumprisse todas suas promessas. A partir daí o homem teria que viver
da fé nessas promessas.

E aí? O que você está achando sobre o Deus descrito em
Gênesis 3? Ele é tão machista e misógino como dizem?

Até a próxima!

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