terça-feira, 9 de março de 2010

A queda de Satanás e seus anjos (Apocalipse 12)

Há muita discussão, mesmo entre os religiosos, a respeito do papel e natureza de Satanás.

O adversário é tomado muitas vezes como uma figura mítica, apenas um símbolo do mal, ou um espírito necessário que faz o papel sujo que Deus não quer fazer.

Claro que há muitos outros ditos sobre esta figura, mas gostaria de estudar exegeticamente a visão desse no capítulo 12 de Apocalipse:
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; [...]
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12:3-4;7-9
Antes de iniciar a exegese desses versos, gostaria de lembrá-los que o Apocalipse, como todo o novo testamento, remete-se claramente para diversos textos das escrituras hebraicas e neotestamentárias, tornando mais que válida a investigação de suas fontes.

Claramente o texto identifica o Dragão e as estrelas do Céu (Satanás e seus anjos). Mas mais e como o texto mostra que Satanás converteu para si anjos que eram de Deus.

Em Isaías 9:15 diz que "cauda" é o profeta que ensina falsidade. Vemos que claramente o texto diz que Satanás arrastou com sua cauda, ou seja, convenceu com suas mentiras a terça parte dos anjos de Deus, assim como ele também convenceu Adão e Eva no Éden (veja que Satanás e a antiga serpente também), fazendo com que os mesmos se tornassem anjos seus e não mais do Criador. Esta é uma prova inconteste que os anjos também tem livre-arbítrio (poder de escolha).

Outro fator interessante é entre a guerra de Satanás com Miguel. Muitos teólogos cristãos identificam o arcanjo (maior dos anjos) Miguel como o próprio Jesus, pois a tradução hebraica de seu nome significa aquele que é como Deus. O próprio Jesus se identificava como sendo como o Pai.

Tanto esta guerra como o nome adversário (Satan significa adversário) já mostram que este ser não está de acordo com os planos divinos, sendo assim um antagonista, não alguém que simplesmente obedece seu superior. Vemos em Jó ele provocando a Deus para que o mesmo ferisse Jó. A tentação de Jesus no deserto também mostra o mesmo indo contra os planos de salvação da humanidade.

A culpa de Satanás sobre o pecado é tão grande que o mesmo será destruído junto com os demais enganadores (Apocalipse 20:10 e 15). Vemos também que a morte só existe para aqueles que pecaram (Romanos 6:23).

Sendo assim, não há dúvidas que Apocalipse deixa claro que Satanás é o líder da rebeldia contra Deus tanto no Céu quanto na terra. Ele é o principal antagonista de Deus e suas mentiras seduziram tanto os anjos do Céu quanto Eva. Suas sugestões fizeram com que a dúvida a respeito da justiça de Deus e de sua palavra ser verdadeira.

Só não podemos esquecer que ainda temos escolha: sermos filhos de Deus, ou filhos do Diabo (I João 3:8).
______________
Veja também Anjos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário