quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Divórcio, o tema proibido

A muito tempo sinto um silêncio nos púlpitos cristãos a respeito do tema do divórcio e o novo casamento. Não é para menos, pois é a respeito deste tema que Jesus proferiu uma das mais duras palavras para os que se divorciam, e não só para estes, mas para qualquer um que se apaixone por um divorciado.

E a mais pura verdade é que todos nós conhecemos pessoas que passaram por este triste evento, e não são poucas, infelizmente.

O divórcio costuma ser tão doloroso para os que o acompanham que parece em si um castigo, sem precisar de nenhuma outra punição além das dores que causam em todos os conhecidos e familiares do casal.

Mas o problema parece aumentar quando os divorciados começam a se encontrar com outras pessoas, trazendo a questão do novo casamento ser uma ato de adultério ou não.

Toda a complexidade emocional e teológica envolvendo o divórcio acaba fazendo com que este tema, tão mal definido na maioria das religiões cristãs, se torna-se um tabu tanto no púlpito quanto nas conversas entre as pessoas, principalmente entre as que passaram por essa situação.

Já a mim, desde que me deparei pela primeira vez com as frases de Jesus em Mateus 5:31 e 32, as quais tocaram o âmago de meu ser, eu reflito sobre o assunto.

Para compartilhar minhas reflexões e estudos resolvi dividí-lo em várias postagens, que serão:

1- O Casamento Ideal

2- Adultério

3- A Lei do Divórcio, um estudo de Deuteronômio 24:1-4

4- Carta de Divórcio: A Discussão é levada a Jesus

5- Se é assim, é melhor não casar!

6- Conclusões, como aplicar estes estudos na igreja hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário