segunda-feira, 5 de julho de 2010

Espírito do homem e Espírito de Deus


Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
I Coríntios 2:11
Esse texto é um dos que mais dá "pano pra manga" para as pessoas que creem na dualidade do ser humano (um ser humano corpóreo e um espírito/fantasma) e dos anti-trinitarianos (os que creem que Deus é uma pessoa ou duas, mas jamais três). No caso do primeiro, vemos que a Bíblia deixa claro o que é a vida humana e os usos da palavra "espírito" e "alma" (veja respectivamente aqui e aqui). Em breve, pretendo falar sobre o estado dos mortos.

Mas... e esse texto (I Co 2:11, logo acima)? Quais são suas mais comuns interpretações? Seria o espírito do homem algo mais que o próprio homem? Ou seria o Espírito de Deus apenas o mesmo Deus e não uma terceira pessoa? Questionamentos sérios, não?

A palavra tão usada pelos exegetas contemporâneos que ilumina o caminho à resposta é "contexto". O contexto direto de 1 Corintios 1 e 2 já nos deixa claro que a argumentação de Paulo está opondo ciência do homem e ciência de Deus; pensamentos próprios do homem e pensamentos próprios de Deus; pensamentos do mundo carnal e pensamentos do mundo espiritual; etc. Já nesse contraste já descartamos a ideia da interpretação do ser humano dual. Não é disso que o texto trata.

Então os anti-tri estão certos? Se o espírito do homem são os pensamentos dele, o Espírito de Deus são os pensamentos de Deus, não é? Calma lá, amigo. Veja que o texto não diz que o espírito do homem é o pensamento particular de um ser humano, mas uma generalização, significando o pensamento de toda a humanidade, um pensamento construído pelo homem/humanidade. Acredito que isto fica claro ao ler o texto com está noção de ciência do mundo, sabedoria, etc.

Claro que pelo contexto bíblico (de toda a bíblia) é descartada a vida durante a morte (em breve falarei mais sobre isto), mas poderíamos dizer o mesmo do Espírito de Deus? Seria Ele só o pensamento, ou a ciência/sabedoria divina? Acredito que não (acompanhe os estudos desse marcador: Trindade).

Então como fica o texto? Claramente Paulo faz um jogo de palavras, aproveitando o termo espírito do homem, que demonstra o que o move, seus os pensamentos em comum, ou seja, o que é próprio do pensamento humano. Toda esta significação acaba atraindo a argumentação para que a palavra "Espírito de Deus" expressa-se tudo isto a respeito de Deus, mas sem perder sua significação bíblica.

Ou seja, o termo espírito do homem é claramente remetido ao pensamento construído pela humanidade, enquanto o Espírito de Deus é ambíguo, mostrando não só que o Espírito entende a si mesmo como ao Pai e ao Filho, e que por isso nos ensina o que é próprio de Deus.

É uma progressão de significados até fácil de entender para os que estão acostumados a poesia.

7 comentários:

  1. Qual a diferença entre o Espírito do homem e o Espírito Santo? Uma vez que o corpo é morada do Espirito e ele pode deixar a casa se o homem não se comportar como ele quer. Ou a Alma e o Espirito são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma e Espírito não são sinônimos.

      Alma se refere à vida e aos seres vivos.

      Espírito já se refere ao vento, respiração, pensamentos, motivação, sentimentos, e outras coisas referentes a psiquê humana.

      Acho que já falei disso no Blog. Dê uma procurada pelo blog.

      Abraço.

      Excluir
    2. O Espírito, grego 'Pneuma' e hebraico 'ruar', significa literalmente vento. Ele é ligado a respiração e aos sentimentos e disposições.

      O texto de Eclesiastes 12:7 diz que esse espírito sai do corpo na morte e Deus o deu. Isso remete-se a Gênesis 2:7, que mostra Deus dando fôlego de vida, sopro, ou seja, esse espírito é simplesmente ar, oxigênio para dar vida ao corpo. Daí o homem tem vida, se torna uma alma.

      Essa é a lógica bíblica geral.

      Nós somos moradas de um espírito sim, mas não como do modo literal apresentados acima. O cristão que não nega o Espírito Santo o deixa habitar em seu coração. Ele se move (como movido pelo vento/espírito) para onde o Espírito (o terceiro ente da trindade) mandar.

      Acho que isso esclarece um pouco, né?

      Obrigado por participar.

      Excluir
  2. João 14:23 Bíblia King James Atualizada
    Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar.

    gostei do artigo do irmão entretanto, como vemos no versículo acima podemos subentender que o Espírito Santo de Deus é a ação ou influência do Deus Pai e do Deus filho na vida do crente no Senhor Jesus Cristo.
    A outra questão é que quando admitimos que todo ser humano possui um espírito como sendo uma entidade, então a doutrina da reencarnação e invocação dos que já se foram, deixa de ser anti bíblica e abominável por Deus. Dessa forma podemos até concluir que o espírito do homem é um conjunto: (atos, palavras, pensamento e intenções do coração), isso então definiria se uma pessoa vive sob a influência do espírito de satanás ou sob a influência do Deus Pai e do filho Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. o espirito do homem é sujeito a falhas? e o Espirito de Deus é Santo, sem pecado e sem falha?...

    ResponderExcluir
  4. o espirito do homem tem falhas? e o espirito de Deus nao tem pecado e falhas?...

    ResponderExcluir