quinta-feira, 7 de outubro de 2010

1- O Casamento Ideal

Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Mateus 19:4-6
A citação de Jesus, mostrada acima, é de Gênesis 1:27 e 2:24. Além de Mateus, o evangelista Marcos também repete estes versos (Marcos 10:6-9).

Acredito que mais claro do que já foi dito por Jesus não poderia ficar, mas vocês já devem ter encontrado diversos argumentos a respeito deste "Deus ajuntou" para justificarem a desenlace matrimonial. O famoso: "nós não sabemos se foi Deus quem ajuntou".

A fórmula é simples, complica-a quem quer:

1) Deixar pai e mãe;
+
2) Unir-se a sua mulher
=
3) Uma só carne

Essa é a fórmula do casamento. A primeira parte consiste em assumir a responsabilidade de um para com o outro, retirando, assim, os deveres de sustento que os pais tinham até então. É uma forma de reconhecimento social, dando ao casal o status de família. Casamentos ocultos vão contra esse princípio.

A segunda refere-se a entrega total de seu ser ao outro. Interessante que este "tornar-se um" é a mesma palavra original hebraica (echad ou eḥad) para designar o único Deus (Deuteronômio 6:4). Mas Paulo também dá um exemplo como um grupo de pessoas é um em Efésios 4:3-6, mostrando que os que seguem os mesmo princípios, que pensam guiados pelo mesmo Espírito se tornam um.

Acredito que isto esclareça o que significa se tornar um. Não é a união sexual, mas uma união que antecede a sexual, pois esta é o resultado da união desses dois princípios dado. Tornar-se uma só carne é o último estágio da união.

Isto fica ainda mais claro quando vemos que o noivado de José e Maria já era considerado casamento antes mesmo de ocorrer relação sexual entre os dois. Tanto que só através do divórcio que os dois poderiam se separar, mesmo sem terem tido o contato sexual (Mateus 1:18). A nota deste verso na Nova Tradução da Linguagem de Hoje confirma isto. Em suma: O unir-se psíquico antecede a união sexual.

Por mais simples que seja, infelizmente, nossa geração conhece poucos casamentos que alcançaram o ideal dado por Deus.

O ideal de Deus era para que o primeiro casamento fosse eterno, o que infelizmente não aconteceu, pois a morte separou o primeiro casal e como sabemos, não haverá casamento na ressurreição (Mateus 22:30).

Mas seu plano continua em outro nível: "o que Deus ajuntou, não separe o homem", ou seja, só a morte (Romanos 7:3), ou o retorno de Cristo, poderá separar o enlace idealizado por Deus, mesmo nesse mundo decaído.
_________________
Postagem anterior: Divórcio, o tema proibido
_________________
Próxima Postagem: 2- Adultério

Nenhum comentário:

Postar um comentário