domingo, 10 de outubro de 2010

6- Conclusões, como aplicar estes estudos na igreja hoje?

Você já ficou preocupado com se divorciar e nunca mais poder casar?

Descobriu que Jesus não gosta de divórcio e largou a esposa atual para voltar a primeira?

Está tristemente só porque não pode se casar porque foi abandonado e o cônjuge fugiu de casa?

Teme estar num pecado eterno porque se casou novamente e está constantemente em pecado?

Já viu alguém se separar e ficar esperando o cônjuge se relacionar para que este tenha o nome removido dos membros ativos da igreja? Ou teve um namoro secreto pelos mesmos motivos?

Já foi proibido de se rebatizar por estar no segundo casamento?

As tentativas de manter o entendimento tradicional das palavras de Jesus preocupam as religiões cristãs, fazendo com que elas criem regras para cumprir as palavras de seu salvador, acrescentando, infelizmente por muitas vezes, mais sofrimento ao que por si só já é doloroso.

Desde a primeira vez que me deparei com os versos de Jesus sobre o divórcio senti muita dor pelo que o texto a primeira vista me dizia .

Algumas igrejas proíbem terminantemente o divórcio com novo casamento, mesmo em caso de adultério. Outras permitem que a parte inocente se casa de novo, mas excomunga a parte culpada para sempre do rol de membros.

A dificuldade é tanta ao lidar com esses versos que alguns chegam a crer que este adultério praticado com o segundo casamento é um pecado pior que o assassinato, já que a única maneira de parar de pecar é se separando do novo (a) esposo (a).

Acredito que o estudo de Deuteronômio 24:1-4 (veja aqui) já deixou claro que o adultério praticado ao se casar novamente depois do divórcio não tem o mesmo peso que nos demais casos de adultério.

Ao vermos todo o contexto bíblico, também notamos que Deus sempre age com misericórdia, inclusive, só há salvação por haver misericórdia. Por isso que acredito que deveríamos ser mais compassivos e misericordiosos ao julgarmos esses casos.

Jesus queria que nós vivêssemos segundo seus mandamentos, mas o amor sempre foi sua maior pregação. O perdão é a maior pregação do evangelho. Perdão pelos pecados é o que a cruz significa. Perdão pelo pecador é o que temos que pregar e viver.

Davi pecou com a mulher de Urias e Deus o perdoou. A mulher adúltera também fora perdoada tanto por seus acusadores, ao pensarem em seus próprios pecados, quanto por Jesus, o qual nunca pecou.

A samaritana no poço de Jacó já tinha sido repudiada (divorciada) cinco vezes, fazendo com que nem se importasse mais em realizar novo casamento para se entregar ao sexto homem. Foi essa mulher que Jesus lhe deu as novas e a mesma tornou-se a maior evangelista samaritana que temos notícia.

Observe o texto de Oseias, o qual havia se casado com uma prostituta (talvez o casamento seja só simbólico) por ordem de Deus, para mimetizar a relação de Deus com Israel. Mesmo depois de casados, sua mulher o abandona para prostituir-se novamente. Oseias, mesmo sendo a parte inocente da história, vai atrás de sua amada, dizendo:
Eu te desposarei a mim para sempre,
Eu te desposarei a mim na justiça e no direito,
no amor e na ternura.

Oseias 2:21
Por toda a Bíblia, este verso só é expresso ao se referir a uma virgem que iria ser desposada, e é aplicado a uma prostituta que já tivera dois filhos. O que podemos aprender disto? Que o amor nos purifica novamente. Não o corpo (por enquanto), mas a dignidade.

Dessa forma, gostaria que os líderes religiosos pensassem em tudo que foi dito nos seguintes termos:

a) ensinar as pessoas o ideal divino, desde a infância para inspirá-las a terem uma vida mais próxima de Deus e menos danosa a si mesmo e ao próximo;

b) estabelecer normas segundo o princípio demonstrado na Bíblia a respeito do divórcio e segundo casamento, lembrando que o princípio divino do perdão não permite remover para sempre nenhum membro, não importa o nível do pecado praticado.

Desafio grande, mas necessário para diminuirmos um pouco o excesso de sofrimento que vemos em nossas igrejas.
_________________
Postagem anterior: 5- Se é assim, é melhor não casar!
_________________
Todas as Postagens estão em: Divórcio, o tema proibido

Nenhum comentário:

Postar um comentário