sexta-feira, 8 de outubro de 2010

2- Adultério


Não adulterarás. (Êxodo 20:14)

Hoje em dia temos dificuldade de aceitar a visão de adultério que a Bíblia apresenta. Sexo antes do casamento, relacionamentos abertos, sexo fácil e outros costumes atuais dificultam a aceitação da visão bíblica.

A palavra traduzida como adultério vem da raiz hebraica naʿap. Todos os estudos que pesquisei mostram que o melhor entendimento para o que chamamos de adultério é de "relação sexual ilícita", ou seja, contrário às leis ou a moral.

Sendo assim, todo o tipo de relação sexual condenada na Bíblia é uma relação adúltera. Deste modo, o incesto (veja o post sobre sexo que eu publiquei há algum tempo aqui), o homossexualismo, o sexo extraconjugal, e o bestialismo (sexo com animais) são todos transgressões do sétimo mandamento.

Infelizmente, na Bíblia o adultério é sempre visto como uma ofensa ao esposo, pois a poligamia estava impregnada no mundo antigo, e a proteção da geração do patriarca deveria ser mantida. No estudo anterior (veja aqui) confirmamos que ter várias esposas não era o plano original de Deus, mas é claro que era suportado.

Paulo deixa claro que os homens mais consagrados deveriam seguir o ideal de Deus e ter apenas uma única esposa (I Timóteo 3:12). Graças a Deus o concubinato e a poligamia não são bem aceitas no ocidente. A própria Bíblia mostra as complicações que são causadas pelo convívio de várias esposas.

Outra coisa importante para sabermos é que o adultério era punido na sociedade israelita com a morte dos adúlteros (Levítico 20:10). O estupro de uma virgem poderia ter outro fim (Deuteronômio 22:28 e 29).

Veja que segundo Paulo (I Coríntios 6:16) o sexo faz com que as pessoas se tornem uma carne, além de aludir que torna-se uma carne com os demais que ela se deitou também. Aí está o escândalo da declaração.

Preste atenção que se tornar uma só carne só é permitido depois da junção de dois primeiros ideais: deixar pai e mãe e unir-se ao cônjuge. Veja que em Êxodo 22:16 mostra que fazer sexo com alguém não os torna casados, mas assumir o casamento sim. Portanto, mesmo quando um casal solteiro torna-se uma só carne, o casamento não está composto.

Vemos também que em Levítico 21:13 e 14 a virgindade é valorizada, pois os sacerdotes só poderiam se casar com mulheres virgens. Lembrando que tudo que participava do santuário precisava ser o mais puro possível, sendo assim, a virgindade um símbolo da pureza sexual, no sentido de que ela não foi um só com mais ninguém.

Apesar de quase completamente ignorado, a pureza sexual é o símbolo do vestido branco das noivas modernas. A respeito da virgindade, você pode refletir mais estudando os versos de Deuteronômio 22:13-29.

Se você, apesar de tudo que foi dito nesta postagem, ainda acredita que não cometeu tal pecado, Jesus ligou este pecado até ao ato de cobiçar (desejar) uma mulher comprometida (Mateus 5:27 e 28). Quebra de dois mandamentos em um.

Mas porque tudo isto? Este mandamento esta tentando nos afastar da impureza. Não, não é ao sexo que me refiro quando digo impureza, mas aos sentimentos dúbios, aos desejos desenfreados,a os ciúmes, aos desprezos, à falta de amor, à frieza no viver, à vida fútil, e a todos os impactos psicológicos, sociais e espirituais que essas práticas condenadas na Bíblia trazem ao mundo.

Sim, ao mundo, e não só ao mundo de pessoas, anjos e demais seres celestes, mas ao mundo físico. Exatamente, o planeta Terra. A Bíblia declara:
maldita é a terra por causa de ti (Gênesis 3:17)
E depois, em Deuteronômio 24:4, se confirma novamente, agora dizendo sobre um relacionamento sexual proibido:
assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança.
Quando ler a Bíblia, atenha-se que tudo o que é considerado pecado, destrói e adoece tudo que toca, e o erro não faz apenas com que quem peque sofra as consequências, mas toda a Terra.
_________________
Postagem anterior: 1- O Casamento Ideal
_________________
Próxima Postagem: 3- A Lei do Divórcio, um estudo de Deuteronômio 24:1-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário