terça-feira, 8 de setembro de 2009

A diferença de Davi e Saul

Erros e falhas são normais na vida de qualquer ser humano, mas sua atitude em relação aos deslizes cometidos na vida demonstram, e muito, o estado real do nosso coração.

Davi e Saul tiveram muitas semelhanças no início de seu reinado, mas só Davi era considerado o "homem segundo o coração de Deus". Hoje não quero entrar no detalhe do epíteto que citei, mas sim na atitude diferenciada de Saul e Davi tiveram quando Deus mostrou o pecado de cada um.

Saul, primeiro rei de Israel ungido por Deus, após desobedecer o anátema [qualquer dia vocês me cobram a explicação do anátema também] foi repreendido por Samuel e respondeu:

Pequei e transgredi a ordem de Iahweh e os teus mandamentos, porque temi o povo e lhe obedeci.
I Samuel 15:24 (Bíblia de Jerusalém)

Já Davi, depois de todas as mentiras e assassinatos que tivera que engendrar para esconder seu adultério, teve a seguinte reação diante de Deus:

Pequei contra Iahweh.
II Samuel 12:13
Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos...
Salmos 51:4.

Qual é a diferença? Exatamente. Davi não deu desculpas pelo que tinha feito. Não deu explicações, tentando se justificar. Desde de que o pecado entrou no mundo (Gênesis 3) o homem procura desculpas/explicações para o seu pecado.

Deus compreende melhor os motivos de nosso pecado do que qualquer outro ser existente. Não há porque tentarmos dissuadir a Deus por meio de desculpas. Devemos sim, apelar para sua misericórdia.

Mas, ter a hombridade de assumir seus erros, sem tentar desculpá-los, principalmente diante de Deus, é extremamente raro na humanidade.

Agora a melhor atitude que devemos ter na presença de Deus é:

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Salmos 51:10

2 comentários:

  1. Nunca tinha parado para pensar sobre a diferença dos dois. Muito bom.

    Engraçado como sempre temos uma desculpinha, mesmo que seja lá no fundo.

    João, estou adorando este blog, não pare de escrever.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Eselente estudo, que o Senhor continue vos iluminando.

    ResponderExcluir