quinta-feira, 23 de junho de 2011

2. A ciência

"Se o teísmo fosse verdade, deveríamos esperar que Deus atuasse no mundo de uma maneira que as ciências naturais pudessem identificar."

Austin Dacey cita o filósofo agnóstico Paul Draper para fortalecer seu argumento que as ciências naturais sozinhas dão conta de todos os fenômenos da natureza [até parece] sem precisar reinvidicar ações e projetos divinos. Como ao fazer isso ela não vê Deus, Deus não existe.

Da maneira que Dacey fala, até parece que a ciência já resolveu todos os mistérios e que nenhum acontecimento estranho, tipo milagres, deixam de acontecer nos hospitais e até nas salas de ciência. Quantas coisas os ciêntistas não fazem sem saber o porquê mas sabem que funcionam. Realmente, a ciência moderna nega a ação divina para explicar as coisas, mas por ir além de sua visão e logicidade, pois para Deus até o impossível é possível, sendo difícil se regulamentar qualquer comportamento natural. Desta forma, o sucesso da ciência atual não prova nem desaprova nada. Sua declaração foi puro sofismo sem ver as coisas como realmente são.

Mas Dacey insiste até chegar a declarar a maravilhosa pérola abaixo:

"Um ser todo poderoso que busca ter uma relação de amor com a humanidade provavelmente agiria de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, como um agente causal na história do universo."

E é assim que a Bíblia descreve Deus. O livro de crônicas declara diversas vezes que as coisas acontecem segundo a vontade de Deus, e não é só este livro da Bíblia. A própria história de José traz a declaração que os sofrimentos de José vieram para que Deus provesse um modo de escape. Sem contar os atos miraculosos de Deus, como abrir mares e mandar fogo do céu. E na vida de cada pessoa. O efeito devastador da transformação de vidas, o poder da cura manifestos, os milagres sem explicação. Mas, como vimos no estudo anterior, podemos por negação colocar a fonte da causa em outras coisas, ou simplismente descrer.

Mas a maior prova, principalmente para os que descreem dos escritos da Bíblia, que Deus está agindo na história do universo é a profética. Os livros de Daniel e Apocalipse demonstram como Deus tem sido presente na história deste mundo desde sua origem. Temos um pequeno exemplo de estudo o de Daniel 9 (veja aqui). Deus está o controle de tudo, e tudo que acontece conosco, seja bom ou mau, é para o nosso bem:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
 __________
Estudo anterior: 1. Deus sumiu?
Próximo estudo: 3. Dualidade Corpo e Espírito desmentida

Nenhum comentário:

Postar um comentário