quinta-feira, 30 de junho de 2011

7. Falta de conforto divino em meio ao sofrimento

Para quem lê a Bíblia, este foi o mais tolo dos argumentos. Deus repetidamente chorou, inquiriu, consolou e tomou providências para tirar o seu povo do sofrimento. Ele manda seus servos para consolar os outros e Ele mesmo consola, às vezes, de forma sobrenatural.

Eu mesmo tive um caso desses. Ao orar a Deus por vários minutos, em profunda tristeza, que tirasse minha inútil vida, senti algo gélido e gostoso adentrar a região do meu peito e refligerar todo o meu corpo e minha angústia. Isso me deu calma instantânea e me fez dormir instantes depois.

Isso também se demonstrou na Bíblia com os cuidados de Deus ao se fazer presente para Elias em uma suave brisa, ou ao consolar o mau humor de Jonas lhe fazendo uma planta para cobrir do Sol.

Estas histórias não só demonstram que Deus se importa conosco, mas que Ele se importa conosco mesmo que nosso sofrimento seja errado. No caso de Jonas, ele sofria porque a cidade que ele profetizou destruição não seria destruída e isso faria dele um falso profeta e o mau daquele povo mau seria perdoado. Deus teve que mostrar a ele que esse não era o sentimento que Ele queria que seu profeta cultivasse.

Agora fiquem com os demais versos, para acabar de vez com esta falácia de Austin:
E dirás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.
Isaías 12:1

Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o SENHOR consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá.
Isaías 49:13 
Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
Jeremias 31:13 
E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 14:23 
E respondeu o SENHOR ao anjo, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras.
Malaquias 1:13 
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
Romanos 15:4
E tem muito mais...

Bendito seja Deus por nos amar tanto.
__________
Estudo anterior: 6. O sofrimento
Próximo estudo: 8. "O mundo não seria dessa forma se Deus existisse"

Nenhum comentário:

Postar um comentário