quinta-feira, 23 de junho de 2011

1. Deus sumiu?

O argumento de Dacey começa com o fato de milhares [segundo ele] e milhares de pessoas passarem por esta vida sem sequer perguntar a respeito de Deus. Este fato é no mínimo incalculável. Depois ele fala dos que ficaram confusos, sem poder se definir em alguma religião, seguindo dos que não são Cristãos, ou seja, mudou o assunto para se Deus existe para se o Deus dos cristãos existe, né? Conclui seu pensamento dizendo que esse Deus ao menos deveria se manifestar de forma plausível para que todos o conhecessem. Chega até a dizer que Ele creria em Deus se ele se mostrasse, aparecesse em frente a todos. Desta forma ele não negaria jamais sua existência, mas de outra ele não tem por que crer nEle. [Obs.: esse foi um resumo feito por mim das ideias apresentadas. Caso você encontre erros, aponte nos comentários e tentarei corrigí-los]

Não é fraco o argumento, assim como não é original. A própria Bíblia fala de muitas pessoas desafiando a Deus para que Ele se demonstrasse, inclusive pessoas que criam nEle. Mas mesmo Ele se demonstrando elas fugiram de Deus. A Bíblia conta que não Deus que se esconde, mas o homem que foge de Deus. O caso de Adão e Eva não são os únicos (Gênesis 3:8). Temos o caso do povo pedindo para que Deus não falasse com Ele, pois ouviram sua voz [como Dacey gostaria de ouvir] e pediram para que Deus não falasse mais com Eles. Em toda a história da humanidade, segundo a Palavra de Deus, Deus corre atrás do homem e este se esconde, foge ou simplesmente o nega.

E isso não é difícil de entender. Quantos de nós não desprezamos e fechamos a cara para pessoas que achamos 'beatos' ou 'carolas' ou santos demais, moralistas demais, éticos demais, etc... O homem tende a fechar o coração para tudo aquilo que pode lembrar seus erros e falhas. Imaginem a santidade de Deus. Quantos não querem viver livres da imagem de um Deus puro e justo que exige que a humanidade mude seu comportamento?

Já em questão da clareza da revelação para em outras religiões, Deus julgará a todo homem, mas pelo conhecimento do bem que ele sabia e fez ou não fez. Romanos 2:12-16 mostra claramente isto. Deus não cobrará de todos a mesma coisa. Cobrará o que foi claro para eles.

Mas há aqueles que receberam evidências, e até provas vividas e não aceitaram. Jesus ressuscitou um homem (Veja João 11:44-50) e alguns creram nele e outros quiseram matá-lo. Lucas já tinha mostrado pela 'quimera' [pois esta história é diferente até das estruturas das parábolas] do "Rico e Lázaro que:
Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:31
Mesmo se Cristo aparecer para várias pessoas os incrédulos poderão dizer que foi alucinação coletiva ou coisa que o pareça (como já o fizeram várias vezes). Desculpas para não se crer não faltam. Mas são só isso. Desculpas.

Mas a Palavra de Deus, quando ouvida e atendida, ilumina o coração e a mente agindo como a luz da aurora, brilhando cada vez mais "até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações" (2 Pedro 1:19).

Uma última história que gostaria de lembrá-los é a do filho pródigo (Lucas 16). Nos versos finais, vemos um filho revoltado por ver seu irmão rebelde ser bem recebido em casa. A resposta do pai para ele foi que ele já desfrutava de seus benefícios enquanto seu irmão sofria as agruras terríveis por estarem longe do pai. Assim são aqueles que não tem tanta luz a respeito de Deus. Eles sofrem pela falta de esperança e teorias confusas que o mundo espalha. Por isso enfatizo: leia a Bíblia. Ela lhe trará outra visão para este mundo.
_________
Introdução: Deus, segundo Austin Dacey
Próximo estudo: 2. A ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário