quinta-feira, 30 de junho de 2011

8. "O mundo não seria dessa forma se Deus existisse"

Essa foi a declaração de Austin Dacey assim ao argumentar seus motivos para não crer em Deus. Mas como vimos, um simples estudo da Bíblia e uma observação do mundo em que vivemos mostra que Dacey está errado em suas suposições. Poderíamos até concluir que "o mundo é assim porque Deus existe" se não respeitássemos a regras de retórica em vez de praticarmos o sofismo falacioso.

Se Austin tivesse estudado mais com espírito humilde e procurando sinceramente aprender de seus ensinos, ele não falaria tais problemas. Se William Craig estudasse a Bíblia mais ao invés de só repetir e repetir infinitamente seus argumentos filosóficos provavelmente ele teria sido mais coerente no debate. Infelizmente o valor desse livro como poderoso meio de conhecermos a Deus está sendo cada vez mais desvalorizado.

As pessoas mistificam a Bíblia, achando que portá-la dá poder, e não lê-la com o auxílio do Espírito Santo. Isto é o que tem acontecido por todas as partes. Fora os ataques diretos sobre sua autoria e a bondade do Deus expresso nela.

Os que procuram milagres para crer deveriam houvir as palavras de Deus em João:
Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:31
Ah, e não nos esqueçamos que o Deus que Austin Dacey diz que deveria existir caso ele existisse existe.
__________
Estudo anterior: 7. Falta de conforto divino em meio ao sofrimento
Primeiro estudo: Deus, segundo Austin Dacey

Um comentário:

  1. Caro João Batista, boa noite!
    Primeiro parabenizar pelas considerações acerca destas questões fundamentais.
    É claro que o Dr. Craig não é infalível e não tem todas as respostas, assim como a Ciência. Mas atualmente não conheço outra pessoa como ele que represente tão bem, tanto teológica quanto filosoficamente, a posição Cristã.
    Essas lacunas que você tentou preencher, no Debate Craig x Dacey, também não foram preenchidas. Desculpe a franqueza, mas tratou o assunto de forma simplista.
    O Dr. Craig tem bastante material a respeito de todas essas questões, conhece muito a Bíblia, mas não pode expor tudo em um debate.
    Finalmente, como bom Filósofo que é não dá pra argumentar com um ateu, que também é filósofo, utilizando-se de falácias como Petição de Princípio, por exemplo, Deus existe porque está escrito isso em Gênesis 1.1. Não seria razoável num debate deste tipo.
    Grande abraço,
    Wesley Almeida

    ResponderExcluir