quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

3-Domingo é o dia do Senhor?

Eu fui [arrebatado] no Espírito no dia do Senhor...
Apocalipse 1:10
A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), seguindo o exemplo de sua antecessora, simplesmente declara em sua nota indicava para o dia do Senhor: Domingo. Ela não está só, pois o programa Glow indica uma declaração do Dicionário da Bíblia de Almeida, ambos da Sociedade Bíblica do Brasil, no verbete "Dia do Senhor" declara em acordo "o domingo".
Em consulta a este mesmo programa (Glow) e o mesmo indicando novamente o Dicionário da Bíblia de Almeida, vemos uma nova declaração em favor ao domingo, interessantemente no verbete "sábado":
O sétimo dia da semana, dedicado, entre os judeus, ao descanso e a adoração (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8-11). A quase totalidade das igrejas cristãs guarda o DOMINGO.
Detalhe, as maiúsculas em "domingo" NÃO são acréscimos meus. Há ainda outra distorção histórica que o programa aponta nesse dicionário, agora no verbete "domingo":
Primeiro dia da semana, em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo (João 20:1-25). Após a ascensão de Jesus, os cristãos se reuniam tanto no sétimo dia da semana (o sábado) como no primeiro (o domingo), mas aos poucos o domingo se tornou o dia de guarda (Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2; Apocalipse 1:10).
Bem, uma rápida visão nos textos citados já desfazem grande parte do texto. Em João 20:1-25 há sim a alegria de ver Jesus ressurreto, mas não há nenhum culto que ao menos lembre do sábado. Em Atos 20:7 a reunião foi feita na noite de domingo, a qual chamamos atualmente de sábado a noite. Isto, pois o dia era composto de tarde e manhã, ou como a própria Tradução da Linguagem de Hoje declara "A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia." (Gênesis 1:5). O motivo da reunião também está explicado: Paulo partiria no dia seguinte. Se essa fora um exemplo de ordenança de descanso no primeiro dia, todos os atuais guardadores do domingo estão cometendo um gravíssimo erro na guarda deste dia.

I Coríntios 16:2 é ainda um texto pior para se apontar como sendo de uma reunião domingueira, pois nele não se diz nada disso. Era para a pessoa separar o que receberia nesse dia para não pensar em ajuntar esse dinheiro quando ele chegasse. Como os trabalhadores recebiam diariamente (Mateus 20:8 e 9), ele pediu que no primeiro dia de trabalho eles já separassem algo para doarem. Esse texto mais mostra a falta de guarda do domingo do que qualquer outra coisa.

Antes de ampliar a discussão sobre o domingo, gostaria de esclarecer o que significa o vocábulo domingo em sua língua original. Domingo não é uma palavra originada das línguas bíblicas, mas do latim, língua eclesiástica entre na Igreja Católica Romana. Dominicus é o original latino e significa dia do Senhor. Ou seja, está palavra não se encontra nos originais bíblicos, mas é uma tradução latina de outros vocábulos que tinham este significado.

John D. Davis, escritor do Dicionário da Bíblia da editora JUERP, defende que o termo expresso em Apocalipse 1:10 se refere ao domingo (veja o argumento no vocábulo "dia do Senhor" no dicionário, p. 157). Ele descrê das possibilidades do dia do Senhor se referir ao dia da volta de Cristo e o sábado que sempre foi declarado como do Senhor pela utilização de uma palavra que não tinha sido utilizada anteriormente no Novo Testamento, kuriaké, ou seja, dia do Senhor. Este é um motivo bom suficiente para ele descrer de toda a exegese que mostra que o sábado é o dia do Senhor (veja nosso estudo anterior, ou simplesmente os versos de Êxodo 20:10 e Mateus 12:8) e assumir que o domingo, dia em que não há nenhuma ordenança de guarda, ser considerado o dia do Senhor.

Sei que há grande ansiedade para ver na Bíblia algum motivo mais claro para a guarda do Domingo, mas não há. Os únicos motivos são o de se diferenciar dos judeus e evitar uma briga forte contra o império, este sim, um motivo claro para o início da guarda domingo como dia de descanso. Vejam este decreto de Constantino:
Cod. Justin., III.XII.3 (Corpus Juris Civilis, II. 127)
Constantino a Elpídio. Todos os juízes, cidadãos e artesãos descansarão no venerando dia do sol. Os camponeses poderão, porém, atender à agricultura, por ser este o dia apropriado para fazer a sementeira ou plantar vinhas, pois não se deve desperdiçar a oportunidade concedida pela divina Providência, visto ser de curta duração a estação própria. 7 de março de 321.
BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: Aste, 2001.
Biblicamente não há evidências para declarar que o dia do Senhor de Apocalipse 1:10 se refere ao domingo. As possibilidades de colocá-lo como o dia da volta de Cristo, julgamento final ou sábado tem exegeses contribuindo, mas não para o domingo.

Sinto muito, mas essa é a verdade.
__________
Estudo anterior: 2-O sábado é só para os judeus?
Próximo estudo: 4-Jesus e o dia de descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário