segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

2-O sábado é só para os judeus?

O pensamento de que o sábado é apenas para os judeus não é apenas dos não sabatistas, mas de muitos estudiosos judeus. Esses estudiosos acham que as leis universais pelas quais os gentios são julgados eram as da segunda tábua dos mandamentos, ou seja, a partir do 5º mandamento. Adorar outros deuses, desonrar, ter vários deuses e não guardar o sábado não fazem os povos pagãos caírem na maldição divina. Alguns outros acham que apenas a lista de abominações de Levítico 17 e 18, que estão resumidas nas proibições de Atos 15:29.

Vejam que a discussão não só fica na questão do sábado, mas em seus mandamentos também. Veja que a lei é universal (Eclesiastes 12:13; Tiago 2:8-13; I João 3:24; Apocalipse 12:17; 14:12). Mas é o sábado. Teria alguma coisa falando que ele é apenas para os judeus?

Alguns dizem que sim, através da interpretação deste texto:
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Deuteronômio 5:15
Este verso vem logo após da repetição do mandamento do sábado, num texto onde a voz de Moisés repete a lei de Êxodo 20:1-17. Esse contexto é muito importante, pois aqui Moisés fala com o povo liberto do Egito, ou seja, ele deixou o mandamento mais vivo para eles. Eles deviam guardar o sábado porque foram salvos por Deus, portanto deveriam obedecê-lO.

Outros já vêem no texto que ordena os "filhos de Israel" a guardá-lo (Êxodo 31:16) que apenas estes deveriam, mas isso não significa que os que entrarem nesta fé não o devam. E segundo Paulo, nós (não judeus) fomos enxertados a Israel (Romanos 11) e os 144.000 que não passaram pela morte são das tribos de Israel (Apocalipse 7:4), ou seja, os cristãos são Israel.

Mas como saber que Deus mandara antes de Moisés que guardassem o sábado? Bem, não há essa ordem antes de Moisés explicitada na Bíblia, mas uma coisa é clara, o sábado já existia antes, a verdade, o sábado só é um dia mais novo que Adão e Eva (Gênesis 1:26-31; 2:1-3). Veja o que esse texto de Neemias relata sobre o sábado ao repetir a história da libertação de Israel do Egito:
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
Neemias 9:14
Veja que o sábado ficou conhecido dos Israelitas, mas o mesmo já existia, afinal, é ele o único sentido para que exista semana, e ainda de 7 dias. Agora atente-se ao mandamento:
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas [para que teu servo e tua serva descansem como tu].
Êxodo 20:10 e Deuteronômio 5:14.
Mas Isaías deixam ainda mais claro que o sábado não é só do judeu:
Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.

Isaías 56:1-8
Ficou claro agora que o sábado não é só para o judeu, israelita, árabe, mas sim para todo aquele que se une a Deus, não é?

O descanso (no sentido de cessar os serviços corriqueiros para se dedicar a Deus e sua obra, especialmente a de adoração) será uma prática eterna segundo o texto a seguir:
E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.
Isaías 66:23
Que Deus abençoe a todos nós.
__________
Estudo anterior: 1-Dias de descanso.
Próximo estudo: 3-Domingo é o dia do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário