quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os nomes de Deus: Elohim, YHWH e Adonai.

"Nota especial: As duas designações de Deus mais frequentes no AT são אֱלֺהִם ʾělōhîm e יהוה Yhwh.

(1) אֱלֺהִם é palavra plural, geralmente interpretada como singualar. Pode significar "deuses" quando se usa como plural e "Deus" quando se usa como singular ou plural, com ou sem artigo.

(2) יהוה é o nome de Deus. Por razões piedosas ou supersticiosas יהוה era lida como אֲדֺנָי ʾădōnāy (lit.: meus senhores, meu Senhor). Não sabemos quando o costume começou, mas pode ser datado antes da era cristã. Os massoretas indicaram esta substituição aplicando os pontos vocálicos de ʾădōnāy, ligeiramente modificadas, para יהוה, consequentemente יְהֺוָה. A leitura desta última forma como Yǝhōwāh (=Jeová) data de tempos mais recentes.
[...]

Aqueles que desejam ler יהוה como Yahweh, provável pronúncia original, devem lembrar-se de pontuar novamente estas preposições como bǝYahweh, lǝYahweh, etc.

Quando o nome יהוה ocorre junto com אֲדֺנָי, o primeiro é lido como אֱלֺהִם e pontuado יֱהֺוָה, a fim de evitar a leitura: ʾădōnāy ʾădōnāy".
LAMBDIN, Thomas O. Gramática do Hebraico Bíblico (tradução Walter Eduardo Lisboa). São Paulo: Paulus, 2003, p. 84 e 85.

Obs.: A palavra Senhor grafada toda em maiúscula [SENHOR] significa que no texto hebraico encontra-se o tetragrama (יהוה). Acredita-se que o tetagrama é uma forma arcaíca do hebraico eu sou (Êxodo 3:14) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário