sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4-Jesus e o dia de descanso

O sábado, como já dito em outras postagens desta série, foi um dia abençoado e santificado por ter sido o dia no qual Deus descansou (Gênesis 2:1-3). Por isso ele ordenou que o homem o lembrasse e o santificasse também (Êxodo 20:8-11).

Para esclarecer um pouco mais o que não poderia se fazer no dia de sábado, Deus deixou alguns princípios para guardá-lo, como: não fazer a própria vontade, mas a de Deus (Êxodo 20:9 e Isaías 58:13); preparar-se no dia anterior [sexta-feira] para não realizar obra no sábado, incluindo a preparação de alimentos (Êxodo 16:22-30; 35:3; Marcos 15:42; Lucas 23:54). São princípios simples, mas a seguinte ordem de Deus fizeram com que os líderes judaicos se preocupassem exacerbadamente com o como guardar o sábado:
Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.

Êxodo 31:14 e 15
Talvez os líderes judaicos da época ouviram estas palavras divinas da mesma forma que o leitor deste blog ouviu, levando-o como um decreto de morte imediata. Mas não se esqueçam que Deus também tinha dito que no dia que comessem do fruto eles morreriam (Gênesis 2:17), mas eles não morreram imediatamente. Se não fosse o sangue de Cristo eles teriam sido extirpados da vida eterna, mas com Cristo eles receberam de volta a vida eterna. Desta mesma forma devemos ver este texto, pois os sabem que devem lembrar e santificar o sábado e não o fazem deliberadamente serão extirpados da vida eterna, sobrando só a morte.

Voltando aos judeus, por medo de pisarem no mandamento do Senhor eles criaram diversos regulamentos para que o homem de Deus não quebrasse esse santo mandamento, tornando o sábado o maior fardo da fé judaica.

Jesus amava o sábado (Lucas 4:16 e 31; 13:10; Marcos 1:21; 6:2), mas não gostava da maneira que o dia santo era guardado (João 7:22-24). Por isso ele fazia questão de quebrar paradigmas gerados a respeito da guarda do mesmo. Vejamos eles:

1) O sábado não é mais importante que a misericórdia: Deixar de pensar nas necessidades de um irmão no dia de sábado é quebrar o desejo de Deus para nós (Mateus 12:1-8; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5);

2) Todos os dias são dias de cura e salvação, incluindo o sábado (Mateus 12:9-13; Marcos 3:1-5; Lucas 6:6-11; 13:10-17; 14:1-6; João 5; 9:14-16; João 7:21-24);

3) O sábado foi feito para ser uma bênção para o homem, e não o homem foi feito para servir ao sábado (Marcos 2:27);

4) Jesus é dono [Senhor] do sábado, por isso ele sabe maneira correta de guardá-lo (Mateus 12:8; Marcos 2:28; Lucas 6:5).

Jesus tentava demonstrar claramente para eles que o principal problema deles não residia na guarda do sábado, mas no estado do coração, pois o mesmo não via a hipocrisia deles.

Uma certa vez (João 5), Jesus pediu para um paralítico que curara que levasse seu leito. Muitas pessoas acreditam que essa ordem de Jesus estava desabonando a guarda do sábado. Pense! O paralítico estava num lugar público, com uma grande multidão. Jesus o cura e pede para levar sua cama (leito). Muitos imaginam uma cama enorme, mas na verdade era uma esteira (veja desenho acima), inclusive, mesmo dentro das casas as pessoas dormiam com esse tipo de material. Isso é o bastante para desabonar o sábado?

No mesmo capítulo Jesus é acusado de trabalhar no sábado. Sua resposta também desabona o sábado, segundo alguns críticos:
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5:17
Esse texto vai de acordo com a semântica verdadeira da palavra hebraica sábado, ou seja, cessar o que se está fazendo. Este texto de forma alguma contradiz o de Gênesis 2:1-3, pois lá o descansar significa cessar, assim como nas demais partes da Bíblia, que são mau interpretadas até hoje.

Ao dizer que o pai trabalha sempre, Jesus estava demonstrando que a manutenção da vida não cessa com o descanso divino. Assim como o pai a mantêm Jesus também a mantêm. Mas não achamos nenhum texto que Jesus está levando uma tora de madeira no sábado, ou recebendo de algum emprego que ele acabara de realizar. Todas as obras eram para o bem, para a vida. Deste modo ele nunca deixou de trabalhar, especialmente no sábado, dia em que Deus deseja que tenhamos deleite (Isaías 58:13 e 14).

Veja que Jesus não vai contra os princípios estabelecidos por Deus para o sábado em nenhum momento, apenas confirmando a verdadeira forma e espírito que devemos lembrar e abençoar este santo dia.
__________
Estudo anterior: 3-Domingo é o dia do Senhor?
Próximo estudo: 5-Os apóstolos e o dia de descanso.

2 comentários:

  1. Ontem na rua deram-me um livro com o título "Um Tempo para si" que me apercebi ser da Igreja Adventista do 7º Dia onde a palavra Sábado é repetida várias vezes em todas as folhas que me pareceu uma obsessão e me lembrei das palavras de Jesus Cristo que dizia sobre isso que "o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado" (S.Marcos - 2:27) sendo verdade que "Jesus é Senhor do Sábado" (como está escrito) e questionou os fariseus hipócritas do seu tempo quando estes o acusaram de trabalhar ao sábado, ou seja curar enfermos e pregar nesse dia da semana tão respeitado pelos cumpridores da lei mosaica que os hebreus seguiam à risca tal como hoje os adventistas do “7º Dia”.

    Penso até que se está a fazer uma nova "Religião do Sábado" para se confrontar com a que guarda o Domingo como dia de descanso.

    Enfim, quem está de descanso forçado todos os dias são as centenas de milhares de desempregados do meu país que se somam aos reformados que naturalmente desfrutam seu dia a dia conforme suas possibilidades depois de uma vida inteira de trabalho e nisso creio que Deus não se importa que cada um seja feliz à sua maneira desde que não façam mal nem prejudiquem ninguém. O resto são interesses de religiões que lutam entre si para alcançar mais 'fiéis' e justificam sua existência em nome do que acreditam mas o mundo nem está melhor por isso porque criam seus fanatismos e obstinações. De resto, por alguma razão já Jesus dizia no seu tempo algo do género: "Esta gente honra-me com os lábios mas seu coração está distante de mim"... ou "nem todo o que me diz: Senhor, senhor, entrará no reino dos céus"... e só Deus sabe de facto quem o merece independentemente de 'descansar' ou não ao sábado, ao domingo, á 2ª, à 3ª, etc., pois é mais importante o que cada um faz na vida durante sua passagem por este mundo onde deve dar seu contributo para que ele seja melhor, com mais verdade e mais amor.

    Rui Palmela

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rui.
    Desde já agradeço a participação.

    Vamos lá.
    Não conheço este livro que citou.
    Realmente o sábado foi feito por causa do homem como o próprio texto que escrevi cita, mas isso em nada muda a ordem de Deus a respeito desse dia, pois ele foi feito para o homem antes mesmo de se ter dado a ordem para guardá-lo.

    Veja que Deus nunca proibiu cura aos sábados, mas leis criadas por maus interpretes da lei colocaram essa imposição.

    O descanso bíblico não é igual a não fazer nada, como parece você ter entendido. Deus não fica sem fazer nada nunca, mas no sétimo dia ele tira para aproveitar sua criação com suas criaturas e pede para que nós façamos o mesmo.

    Cada um ser feliz "a sua maneira" é uma utopia insolúvel, pois se ao ser feliz me drogando até ter overdose não machucar meus familiares e amigos é o aspirado, como pode haver mundo perfeito? Estamos todos ligados, seja para o bem ou para o mau estamos todos ligados.

    Deus se importa que sejamos felizes fazendo sua vontade:
    "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". Mateus 6:10
    "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15:14

    Sim, a muita gente que o honra com os lábios, mas está longe dEle, e estes serão conhecidos só por Ele. Agora nossa parte é obedecer o que Deus nos pede. Estamos fazendo isso? Pesquisamos a Bíblia para saber qual é a vontade de Deus?

    Uma pergunta: Guardar o sábado por que Deus pediu não é demonstrar amor para com Deus?

    Agora reflita mais na suas palavras: "mais verade e mais amor". Verdade e amor não é o que o mandamento do sábado nos mostra?

    ResponderExcluir