sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O 7º dia e o sábado

Alguns podem estranhar o título dessa postagem. A intenção dele e trazer a discussão o último conceito a respeito do sétimo dia e o descanso semanal.

Apesar do sétimo dia ser citado na Bíblia em outras ocasiões, as que claramente ficaram mais marcadas foram as referentes ao sétimo dia da criação divina, no qual Deus descansou, abençoou e santificou tal dia (Gênesis 2:1-3).

Na texto que descreve os dez mandamentos (Êxodo 20:1-17), lá está ele (v. 8-11), ganhando agora o nome de sábado. Neste texto, o sábado e o sétimo dia são indissociados:
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus...
v.10
Mas hoje ele está sendo dissociado. O sábado tornou-se um dos temas mais polêmicos da Bíblia, por sua associação anti-semítica aos judeus, esquecendo que o cristianismo é originado de judeus (veja a origem de Jesus e dos apóstolos).

A primeira igreja cristã a associar suas crenças no sétimo dia de descanso ao nome da mesma é a Igreja Batista do Sétimo Dia. Sua influência atingiu outros movimentos, sendo o principal deste a dos adventistas do sétimo dia. Hoje ainda há os dissidentes da Igreja Adventista, cristãos messiânicos e outros.

Há muita briga e rivalidade entre cristãos sabatistas e não-sabatistas, para vergonha de todo o meio. Muita literatura foi levantada e diversos estudos foram realizados. Discussão levada até para a questão da salvação pela fé ou pelas obras, incluindo a lei ainda estar vigente ou não. A última tentativa que notei a respeito da união da lei moral, que inclui o 7º dia, e o dia de descanso ficou no princípio de dissociar o descanso do sábado, sendo válido em qualquer intervalo de seis dias, sendo o sétimo de descanso. Por isso o título da postagem.

Gostaria de trazer esta discussão, mas não para magoar irmãos, ofender credos ou provar pontos de vista. Meu coração evitou o máximo trazer este tema por causa de sua polêmica entre os próprios irmãos de fé, mas creio que Deus não quer que eu fuja de coisas que estão na sua própria palavra.

O plano de estudo:

1-Dias de descanso
2-O sábado é só para os judeus?
3-Domingo é o dia do Senhor?
4-Jesus e o dia de descanso
5-Os apóstolos e o dia de descanso
6-...ninguém vos julgue pelo[s]... sábados...
7-O dia de descanso a partir do segundo século a.C.

O marcador para estes estudos será "dia de descanso".

Orem para que eu possa redigir estudos inspirado por Deus. Amém.
______________
Próximo estudo: 1-Dias de descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário