domingo, 6 de março de 2011

6-...ninguém vos julgue pelo[s]... sábados...

Muitos aplicam esse texto de Colossenses 2:16 como a ordem para parar de guardar o sábado. Já outros, mais sinceros, assumem que o texto não fala isto, mas que a guarda do sábado perdeu a obrigatoriedade. Tanto pode ser guardada quanto não, pois isto não importa mais, só Cristo.

Confesso que essa última é mais sútil e sedutora, mas seria isto que o texto vem dizendo? A interpretação de não julgar seria não obedecer mais o mandamento ou de não criticar o modo de guardá-lo? Com certeza a leitura crua e não tendenciosa do verso 16 nos sugere o segundo.

Mas o que o contexto nos mostra? Vejamos a continuação do texto:
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Colossenses 2:18-23
 Veja que ele não proíbe ou comuta a prática do mandamento, mas falou para não se importar (não julgar) com os acréscimos dados pelos homens ao mandamento. Segundo o autor de Hebreus, o sábado do sétimo dia não é um dia dado pelo homem, mas por Deus (4:4 e 7), que não é novidade, pois o próprio Deus cita que foi ele quem deu os sábados para nós (Ezequiel 20:12). Em suma, esse texto, de forma alguma desaltoriza ou relativiza a ordem de se lembrar do sétimo dia para o guardar, como diz o 4º mandamento (Êxodo 20:8-11).

Aproveitando esse estudo de Colossenses 2, gostaria de mostrar que o verso 14 não diz que os dez mandamentos foram destruídos, cessaram ou perderam sua importância na cruz. Os mandamentos, principalmente os dez de Êxodo 20:1-17, não são contra nós, mas protegem a nós e a toda a sociedade. Mas a falta de praticá-los nos leva a condenação, pois o real mandamento que é contra nós é:
Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Êxodo 32:33
ou seja:
... a alma que pecar, essa morrerá.
Ezequiel 18:4
Isto que foi cravado na cruz. Nós pecamos, mas nossa divida não foi paga com nossa morte, mas com a de Cristo, por isso ela foi cravada na cruz. Atualmente, nenhum pastor sensato de qualquer religião cristã prega que os mandamentos foram abolidos na cruz, pois ele não admite que haja adultério, assassinato ou qualquer outro dos 10 mandamentos [infelizmente, com excessão do sábado] seja quebrado em sua congregação (Confirme a validade dos 10 mandamentos em Tiago 2:8-12, ou faça um pesquisa na palavra mandamento no novo testamento e veja como ele é confirmado, principalmente em Apocalipse).

Espero que tenha ficado claro.

Deus os abençoe sempre.
______________________
Estudo anterior: 5-Os apóstolos e o dia de descanso
Próximo estudo: 7-O dia de descanso a partir do segundo século a.C.

Obs.: Já peço desculpas pela demora que terei em publicar o último estudo dessa série, pois gostaria de apresentar um material bibliográfico rico e estou sem tempo por causa da nova faculdade que estou fazendo. Acredito que até o meio do ano consigo cumprir meu compromisso com vocês. Perdoem-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário