quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Extermínio de povos/nações

Sempre quando assisto filmes que falam de genocídios ou então ouço sobre o ódio motivado por estereótipos, vem-me a mente as acusações que muitas pessoas fazem ao Deus bíblico por causa das suas ordens para o extermínio de nações inteiras.

Confesso que minha cabeça já doeu muito ao ler estes versos e ao ouvir também estas acusações, e sei que isto não acontece só a mim. Os versos bíblicos que falam do extermínio de outros povos, nações ou raças são muito dolorosos para nós, geração criada por uma mentalidade humanista (de forma alguma isso é um elogio).

A morte de inocentes sempre doerá em nossos corações, ao menos enquanto eles forem de carne. Mas nós não temos capacidade de julgarmos isto simplesmente por não podemos ver todos os lados, muito menos ler os corações das pessoas. Mas Deus pode, pois ele tem estas características (I Samuel 16:7; Jó 11:11; Salmo 37:18; 94:11; 139:3, 4; Eclesiastes 12:13 e 14; Daniel 2:22). Por isso mesmo Ele é chamado de "juiz de toda a terra" (Gênesis 18:25, Salmo 94:2), "juiz justo" (Salmo 7:11, Jeremias 11:20), ou seja, Deus é "o" Juiz:
Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.
Salmo 75:7
Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.
Isaías 33:22
Ou seja, Deus é o único que poderia aplicar a pena de morte de maneira justa e benéfica para o universo. Ele é o único que poderia calar o clamor da Terra por justiça a respeito do sangue inocente derramado, e o único que pode saber qual é verdadeiramente o sangue inocente (veja "O Vingador de Sangue" aqui).

Infelizmente, muitas pessoas se utilizam de argumentos ardilosos para justificarem beneficamente atos horríveis como os que aconteceram contra os judeus, testemunhas de Jeová, negros, ciganos, deficientes, homossexuais e outras minorias durante os anos da segunda guerra. Ateus militantes julgam que estes horrores são os mesmos que o próprio Deus bíblico mandara quando ordenara o extermínio de povos no passado.

Mas, como já vimos, há diferença. A própria Bíblia que mostrou estes massacres também mostra o padrão de vida e de amor que se deve viver entre os de sua comunidade israelita/cristã e os estrangeiros. É um padrão de amor e respeito. Deus promete pena de morte sim, mas para aqueles que insistem em fazer o mal. Dá uma lei para seus filhos e é grandemente misericordioso para os demais povos, mas claramente estabelecendo um limite (Gênesis 15:16; 2 Pedro 3:9-13).

A pergunta então é: como saber quando alguém está falando em nome de Deus ou por si mesmo? O padrão é a Palavra de Deus (Isaías 8:20). Ela que nós faz ter um coração de carne e compassivo ao próximo (Ezequiel 36:26; Mateus 5:39; Romanos 12:21).

O estudo sincero e puro da Palavra de Deus com certeza nos levará a ter muitos momentos de dor e reflexão, mas seu resultado, quando estudada de forma sincera e para encontrar a Deus, é um coração compassivo e amoroso, reconhecendo um Deus justo e misericordiosos para com todos.

Outra coisa que pode nos deixar tranquilos quanto a estes extermínios é que eles não estão mais em nossas mãos (como vimos na postagem "O Vingador de Sangue"):
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Romanos 12:18-21
Ou seja, esta justiça está em Cristo, não pertence mais a nós. Na verdade, nunca pertenceu. Só fomos instrumentos, mas o Juiz sempre foi Deus, e Ele não mais nos usará como espada para matar. Pertence a nós apenas fazer o bem. O próximo extermínio de povos será apenas no retorno de Cristo, e será o extermínio completo do povo que desprezou o convite divino no coração, realizado não por nós, mas por Ele (2 Tessalonicenses 1:7-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário