Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.Levítico 23 fala das santas convocações de Deus, onde, alguns destes dias, eram separados para descanso. Eram feriados nacionais para dedicação a Deus e reflexão nos métodos de salvação que Deus queria apresentar ao povo. Eles caiam em qualquer dia da semana, pois seguiam o calendário judaico.
Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.
Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
Além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao SENHOR.
Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso.
Levítico 23:35-39
Mas estes dias de descanso eram diferentes do "sábado do SENHOR". Eram considerados não sábados de Deus, mas do povo. Atente-se ao seguintes verso:
É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas...O contexto fala do dia da expiação, o famoso Yom Kipur, guardado pelos judeus até hoje, que pode cair em qualquer dia da semana. Note a semelhança com o verso seguinte:
Levítico 16:31
Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.Veja que o ser humano tinha um sábado que era considerado dele (veja outra alusão em Levítico 26:35). Eram esses feriados. Até a terra tinha sábados considerados para ela. Na verdade o sábado da terra era de um ano, dependendo sempre do ano que começava o plantio (Levítico 25:4, 26:34).
Levítico 23:32
A palavra sábado vem do radical hebraico shabbat (šbt), que significa mais literalmente parar de trabalhar, cessar o que se está fazendo. Não seria diretamente descanso, pois não seria necessário estar cansado para se realizá-lo.
Assim, os dias de descanso são diferenciados na Bíblia através do uso desses possessivos. O sétimo dia, dia do descanso de Deus, é nomeado pelo próprio Deus como "meu sábado" (Êxodo 31: 13; Levítico19:30; Ezequiel 20:12 e 20) ou mais especificamente sábado do SENHOR (Êxodo 16:23 e 25; 20:10; Levítico 23:3, Deuteronômio 5:14), ganhando esses nomes por causa da clara referência ao "descanso" de Deus na criação do mundo (Gênesis 2:1-3).
Veja que no mínimo há três sábados distintos, sendo que o que claramente o 4º mandamento ordena a observância é a do chamado "sábado do SENHOR", sendo esse o do sétimo dia da semana.
_________
Introdução: O 7º dia e o sábado.
Próximo estudo: 2-O sábado é só para os judeus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário