segunda-feira, 15 de março de 2010

sexo

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra...
Gênesis 1:27 e 28.

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:24
Vê-se por esses textos que o sexo foi uma criação divina, para infelicidade de todos aqueles que diabolizam o mesmo (normalmente por não poderem fazer ou por não gostarem de fazê-lo).

Mas a Bíblia não termina aí seus textos a respeito da atividade sexual. Como é um tema constante na vida humana, nenhum texto antigo ou novo deixa de tratar dele. Com a Bíblia não é diferente.

Pela lógica bíblica, os primeiros casais a se formarem eram de irmãos com irmãs. Mas isto mudou. Segundo o texto bíblico, (Levítico 18 é o principal) não deve-se deitar com parente próximo (v. 6). Muitos usam este texto para mostrar que a relação sexual entre primos é incesto, mas os exemplos dados pela Bíblia não envolvem os primos, inclusive vemos claramente primos se casarem na mesma (Juízes 1:12 e 13).

Para ser mais claro, estes versos mostram que incesto é a mistura de sangues de pessoas com a mesma ascendência. Quando fazemos sexo com alguém, conhecemos esta pessoa e nos tornamos uma só carne com ela até a morte de um dos parceiros. Então incesto seria atividade sexual de pais com filhos ou netos, irmãos com irmãos (mesmo meio irmãos), sogros com noras, cônjuges dos pais com os filhos desses, tios com sobrinhos e ter atividade sexual com irmão (ã) de alguém que você já tenha tido relação e ainda vive.

Os motivos do incesto passar a existir a partir de tal ponto da Bíblia não é explicado, mas com a moda higienista do século XIX, médicos começaram a justificá-lo através do genes, dizendo que esta proximidade sanguínea causava aberrações genéticas (defeitos congênitos). Fora com estes argumentos que acrescentaram os primos entre os casos incestuosos.

Lembrando que todos os relacionamentos citados acima eram entre pessoas de sexo diferente. Nos versos 19 à 30 do mesmo capítulo, coloca que uniões homossexuais (v. 22) e outros tipos e maneiras de fazer sexo são abominações e não incestos.

Agora entenderemos melhor ainda a questão sexual como união de sangues e pessoas. Vejamos este texto de Paulo:

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da prostituição.
I Coríntios 6:15-18.
Veja bem. Qual seria o problema de ser um só corpo com uma meretriz? Exato. Provavelmente você não seria um só corpo com ela, mas com ela e com os demais que se relacionaram sexualmente com ela.

...

Claro que essa descoberta é dolorosa para quem já se deitou com mais de uma pessoa na vida. Principalmente nos dias de hoje, no que sexo não é mais visto como privilégio dos casais casados.

Mas e agora? Estou perdido? De forma alguma.

Oséias exemplificou essa situação com o casamento mimético ordenado por Deus a ele (Oséias 1 à 3). Deus manda ele se casar com uma mulher prostituta (que já teve diversas relações sexuais, não exatamente a profissional do ramo). Ela o abandona e Deus pede para ele ir atrás dela e se conciliar com ela.

Um dos versos mais bonitos desta história é o 2:21:
Eu te desposarei a mim para sempre,
Eu te desposarei a mim na justiça e no direito,
no amor e na ternura.
O verso negritado tem um significado especial. Vejamos a nota da Bíblia de Jerusalém:

Este verso é usado na Bíblia somente referindo-se a uma jovem virgem. Deus suprime, assim, totalmente o passado adúltero de Israel, que é como criatura nova (p. 1587, nota c).
É isso que ele faz conosco. Mesmo errando, segundo Seus preceitos, Deus vem atrás de nós e nos perdoa, levando-nos a Ele como se não tivessemos nunca errado.

Que amor incrível! Que após conhecer este amor sejamos purificados e vivamos segundo a santa vontade de nosso Senhor.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário