terça-feira, 14 de setembro de 2010

[Dn 9] Conclusões

O estudo que vocês acompanharam foi da profecia mais espetacular de todos os tempos. Sua precisão é incrível, fácil de entender e historicamente comprovada. Mas há grandiosas lições que não podem passar em branco em Daniel 9.

Daniel fora um homem diferente. Apesar de ver seu povo perder a autonomia em sua terra natal, ser levado cativo e feito servo do homem mais poderoso daquele lugar, ele não ficou contra Deus. Pelo contrário, se apegou ainda mais a Ele.

Poderia ter se lastimado por si próprio, mas estava preocupado com seu povo. Poderia ter se colocado como inocente perante Deus, mas assumiu sua culpa e a de todo o povo. Fora humilde, tanto para com o rei quanto para com Deus. Sua oração é um exemplo de amor para com Deus e com o próximo.

A resposta do anjo também não pode ser ignorada. O anjo revelou algo que talvez Daniel pudesse ter desconfiado em algum momento de sofrimento: que Deus o ama, e muito. Deus enviou Gabriel para mostrar que sua oração seria atendida, e que seu povo continuaria sendo único para com ele por mais cinco séculos.

Mas, e depois disto? Deus mostrou que viria muitos sofrimentos para o povo de Daniel, mas também mostrou que no fim deste tempo viria o prometido messias, o qual daria cabo dos pecados.

Infelizmente, muitos de nós pensam que esta profecia está mostrando que os judeus teriam seu tempo para se acertar com Deus e depois teriam sua eleição expirada. Muitos vêem como se Deus estivesse rejeitando os judeus, mas Paulo mostra uma visão diferente sobre o que aconteceu depois da cruz:
Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. [...]
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Romanos 11:1-7, 17-24
Paulo deixa claro que nenhum judeu fora rejeitado, mas os desobedientes foram rejeitados. Mas Deus sempre deixou um resto. Um povo que manteve seu nome. Deste resto, nós, gentios, que cremos em Cristo fomos enxertados. Ou seja, a eleição de Israel ainda continua, só que agora todo o mundo pode fazer parte dela.

Deus não diminuiu o status dos judeus, mas sim elevou os demais a seu status. Deus acrescentou a seu povo "todo aquele que crê" (João 3:16).

Uma coisa tem que ficar clara para todos, os patriarcas marcaram a história do mundo para sempre. Sua vida nos toca até hoje e sua tradição veio a ser preservada e chegou até nós pelo resto de Deus, sendo o nome mais notório deste resto nas escrituras o dos judeus, principalmente no Novo Testamento.

Resumo e links:

A profecia mais impressionante de todos os tempos

A oração de Daniel

Gabriel

A Profecia: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5 e Parte 6.

Você pode ver tudo também no marcador Daniel 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário