quinta-feira, 3 de junho de 2010

[Dn 9] A profecia

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Daniel 9: 24-27
Como já ficou claro (veja as outras partes aqui, aqui e aqui), o anjo Gabriel veio para responder a oração, dar o entendimento da visão e trazer a profecia. Nestes versos descritos acima está a profecia que responderia a oração de Daniel a respeito de seu povo e iniciaria a contagem da visão de Daniel 8. Vamos começar sua interpretação:

v. 24
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade
Aqui está a resposta a oração de Daniel. Seu povo retornaria a sua cidade, realizando assim seu desejo. Ele teria setenta semanas para trabalhar com seu povo. Mas seriam estas semanas literais?

Segundo a linguagem profética, um dia é igual a um ano (veja Números 14:34 e Ezequiel 4:6). O próprio Daniel havia calculado isto neste mesmo capítulo 9 de seu livro, pois fora através deste cálculo que perceberá a possibilidade de seu povo sair do cativeiro.

Mas, como já visto, a continuação dos pecados de seu povo continuará, por isso a insistência na oração. Daí a resposta "setenta semanas estão determinadas sobre teu povo...".

No cálculo, as 70 semanas dão exatamente 490 dias. Passando isto para a linguagem profética seriam exatos 490 anos que o povo de Daniel teria para se preparar para... Bem, já já descobriremos.

Outro ponto importante que gostaria de destacar antes de irmos para a próxima parte é sobre a palavra "determinada". No original a palavra é neḥtak, que pode significar cortado, amputado, decretado, estipulado, determinado, decidido, regulamentado, dilacerado, ferido, etc.

Vê-se claramente a questão do ser posto a parte, ou até mesmo retirado de algum lugar. De onde seria cortado ou separado? Da profecia anterior, ou melhor, do tempo descrito na profecia anterior. Qual tempo? No verso 14 de Daniel 8 lemos sobre às 2.300 tardes e manhãs, que segundo Gênesis, uma tarde e manhã corresponde à um dia, e um dia em profecia corresponde a um ano. Portanto, não é difícil imaginar 490 anos serem tirados de 2.300, não é mesmo?

Mais uma clara ligação de Daniel 8 com o capítulo 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário