sexta-feira, 11 de junho de 2010

[Dn 9] A profecia (parte 2)

Para parte 1, clique aqui.
__________________
Continuação do verso 24:
para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade...
Antes de entendermos estes versos é bom sabermos que transgressão, pecado e iniquidade (o último vem do grego anomia) são sinônimos, afinal, todas estas palavras significam a quebra/desobediência perante a lei. Veja que I João 3:4 já deixa as palavras "iniquidade" e "pecado" como sinônimas.

Muitas pessoas aplicam a interpretação destes versos para o extermínio final do mal (Apocalipse 20), onde não haveria mais possibilidade para o mal, segundo esses. Mas a Bíblia não sustenta esse pensamento. Vejamos alguns textos neotestamentários que indicam a mais claramente o cumprimento destes versos:
Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carnecessou do pecado;
Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
I Pedro 4:1 e 2

Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Hebreus 9:26

O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 2:14

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo...
Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
Hebreus 2:17 e 10:12-14

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
I Pedro 2:24
Fica claro o cumprimento desta profecia sendo prescrito em Cristo. Os textos em vermelho sangue mostram a intenção do cumprimento da profecia em Cristo. Os negritados mostram as palavras chaves da profecia e os em preto mostram que a profecia já se cumpriu em Cristo (verbos no passado). Estes são só alguns textos trazidos na intenção de esclarecer, mas a diversos outros. Uma pesquisa com as palavras chaves da profecia confirmará isto.

Qualquer dúvida deixe um comentário e procurarei tirá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário