terça-feira, 25 de maio de 2010

[Dn 9] Gabriel

Já no verso 20, Daniel deixa claro que o homem que ele estava vendo era o mesmo que ele viu na visão que tinha tido anteriormente (veja Daniel 8:16). Lá também dá o nome do mesmo: Gabriel.

Gabriel significa "Deus é meu forte herói" ou "Deus é meu homem forte" (veja aqui). Mas alguns chegam a traduzir, como ocorreu na wikipédia brasileira, como "homem forte de Deus". Já John D. Davis traduz simplesmente como "homem de Deus". Pelos meus conhecimentos sobre hebraico, todas as traduções acima são possíveis, apesar de tender para a primeira.

Este nome reaparece mais duas vezes no novo testamento, agora sendo identificado como "anjo". Na aparição a Zacarias (Lucas 1:19) ele declara "assistir diante de Deus". Estar na presença de Deus o poria como o mais alto anjo, ou um dos mais altos. O único outro anjo identificado na Bíblia também é Miguel (aquele que é como Deus), mas este é posto como o próprio Jesus, o arcanjo (mais elevado dos anjos) de Deus. Segundo este pensamento, Gabriel estaria abaixo apenas de Jesus.

Mas, quais são as palavras de Gabriel para Daniel?
Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
v. 22
Sentido? Sentido de quê? Do que Gabriel está falando se Daniel não tinha feito nenhuma pergunta? Ele só tinha pedido misericórdia para seu povo e a cidade santa. Não tinha pedido nenhuma explicação.

A resposta para estas indagações estão ligadas ao capítulo anterior de Daniel. Em Daniel 8:16 vemos que Gabriel fora enviado para dar a interpretação da visão que Daniel havia visto. Mas não fora ela por todo entendida:
E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.
Daniel 8:27
Isto ainda é confirmado pelos versos do capítulo que ligam as duas aparições de Gabriel. Vejam o esquema abaixo feito a partir dos versos de Daniel 9:
verso 21 ... o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio...
verso 22 ... Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
verso 23 ... entende a visão.
verso 24 ... e selar a visão e a profecia...
Veja que é inegável a relação entre a visão e esta profecia. Mas o que faltara na visão de Daniel 8? O próprio anjo Gabriel falara na ocasião que a visão sobre as tardes e manhãs era verdadeira e ele pararia por aí a interpretação (v. 26). Portanto, o que faltara era a data de início dessa contagem de tempo. Mas isto veremos em outro momento.

Nas próximas postagens com esse tema, nos aprofundaremos mais na profecia de Daniel 9.

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário