segunda-feira, 13 de setembro de 2010

God on Trial [O julgamento de Deus]

God on Trial é um filme da BBC que dá vida a uma lenda sobre um julgamento feito por prisioneiros judeus em Auschwitz.

Ótimo filme, com argumentos incríveis e conclusão espantosa. Deus é posto no banco dos réus pelos prisioneiros acusado de ter abandonado a aliança com seu povo. No fim, ele é condenado culpado. Veja mais aqui (em inglês) e aqui caso queira ver traduzido.

A angústia do momento é real. Os argumentos são pesados. A visão da Bíblia dura e seca. A esperança e bondade dos remanescentes clara. A vontade de se agarrar a Deus, mesmo não o compreendendo é firme. O ódio voltado para um Deus que se cala é fervente. Há muitas provocações para com Deus para ver se Ele se manifesta. No fim todos os condenados a câmara de gás oram.

Apesar de não me acrescentar nada de novo, este filme é muito bom, apesar de pesado. Nele é debatido diversos argumentos tanto em defesa quanto em ataque a Deus. Mas o que me veio a escrever esta postagem, além de deixar o conselho do filme (é um filme feito para TV), foi comentar sobre a importância da Doutrina correta para o nosso ser.

Quantos de nós não nos importamos com a verdade a respeito do universo que a Bíblia tenta nos apresentar. Quantos não pensam sobre as complexidades da vida antes de que elas venham. Quantos desconhecemos a morte, a dor, as injustiças até que elas nos batam na cara. Vemos um mundo mágico e irreal, até que o verdadeiro mundo nos encare.

Não refletimos sobre a vida, as justiças. Só repetimos discursos, frases feitas e desconexas que trazem um conforto temporário mas não uma verdadeira esperança.

Apossar-se da verdadeira doutrina bíblica é aprofundar-se nela como um todo. Não em um ou dois versos, mas vê-la em toda sua complexidade, ou entre sua aparentes contradições.

Por exemplo, a questão do papel de Deus para no universo estava confusa entre os prisioneiros. A morte era tão temida como fim da existência que os argumentos contra Deus eram baseados no fato de crianças morrerem. Crianças sempre morrem. Seja meus, seus, ou de nossos inimigos. Seja por doença, falta de zelo ou maldade.

O argumento mais forte e definitivo contra Deus fora a respeito de sua crueldade. Crueldade nos castigos e mortes que Ele provocara. Definiram Deus como poderoso, mas mal. Elevaram nosso patamar e rebaixaram Deus como um Deus mal e cruel.

Claro que não pretendo rebater todos os argumentos do filme neste post. Acredito que só paulatinamente uma pessoa pode conseguir ter satisfeitas as perguntas mais duras tiradas daquelas almas sofridas. Aqui gostaria só de mostrar quão importante é para nosso viver a sã doutrina, pois essa nos dá esperança. Nos dá firmeza e leva amparo.

Gostaria de concluir refletindo sobre o final. Mesmo os mais rebeldes no julgamento oraram no caminho da câmara. Muitos se enstristeceram com o resultado do julgamento. Todos ficaram sem argumentos para defenderem a Deus. Mas via-se em seus rostos que não lhes agradara a condenação. Que mesmo não entendendo Deus, eles ainda precisavam dEle.

Nós somos assim. E é o Espírito Santo que continua apelando aos nossos corações, mesmo que a mente não consiga defender a Deus. Afinal, O Espírito Santo é muito mais poderoso que qualquer raciocínio humano.

Em suma: apelo a cada um que persista no estudo da Bíblia e indague a Deus a respeito de cada dúvida, cada questão que você tiver, e siga as palavras que o bom Espírito lhe por no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário