sexta-feira, 25 de junho de 2010

[Dn 9] A profecia (parte 4)


...e selar a visão e a profecia... (v. 24)
Como já explicado aqui, a visão refere-se a do capítulo 8 de Daniel e a profecia é esta que estamos estudando.

A confirmação dos acontecimentos a seguir dariam garantia que tudo seria fiel e fidedigno. É uma prova que Deus está no comando.

Prossigamos:
...e para ungir o Santíssimo. (fim do verso 24)
Ungir o Santíssimo se refere à unção do santuário para o início do ministério. Esta ministração no santuário terrestre está descrita em Levítico 8:10 e 11. Deste momento em diante os santuários terrestres tiveram o seu início. Agora há um outro santuário que precisaria ser ungido, pois seu serviço não seria começado antes de seu sumo sacerdote ser ungido, e o mesmo ungir este santuário. O santuário celestial:
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Hebreus 8:1 e 2
O livro de Hebreus mostra claramente que Jesus é este sumo sacerdote ungido (veja Lucas 4:18 e 19; Hebreus 1:9 e João 5:25 e 26) para iniciar seu trabalho no santuário celestial, superior ao nosso.

Suma de Daniel 9:24

Gabriel deixa claro que no tempo dado para seu povo, Cristo, o prometido, viria e se confirmaria nele as promessas indicadas acima. É um verso cristocêntrico. Nestas setenta semanas tudo isto se realizaria como o novo testamento testifica que já aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário