quinta-feira, 20 de maio de 2010

[Dn 9] A oração de Daniel

No primeiro ano do seu reinado[Dario começou a reinar em 521 a.C.], eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.
E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse:[...]Pecamos, e cometemos iniquidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;
E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.
Daniel 9: 2-6
Quantas vezes não ouvi que Daniel é a única personalidade bíblica que não se tem relatado seus pecados. Há ainda José, mas sua arrogância perante os irmãos pode ser considerada uma falha de caráter. Já Daniel não se fala de seus erros, mas não era esta a visão que o mesmo tinha perante Deus.

Os versos acima demonstram sua confissão. Ele assumia seus erros e os erros da seus irmãos também. Sabia que o cativeiro em que vivia não era porque culpa de Deus, mas pela desobediência de seu povo, sem se excluir do mesmo.

Sua oração é uma das mais belas da Bíblia. Mostra que seu povo mesmo em cativeiro não o procura, levando-o a crer que a promessa de sair do cativeiro em 70 anos poderia ser frustrada pelas falhas que seu povo teimava em cometer.

Mas Daniel conhecia seu Deus e sabia de sua misericórdia. Por isso se humilhou, confessando sua falta de méritos neste pedido e intercedeu pelo seu povo, para que ele voltasse e reconstruísse a Jerusalém (v. 18 e 19). Mais uma lição para nós. Todos somos imerecedores das bênçãos de Deus. Mas ele, por sua bondade, a dá, principalmente quando entendemos nossa situação e pedimos sinceramente a ele. O papel de intercessor também é valorizado nestes versos. Também deveríamos interceder para que outros alcançassem a salvação, pois todos somos imerecedores perante Deus e nossa oração faz diferença na vida dos demais.

Mais incrível do que a humildade de Daniel foi a resposta de Deus. Antes mesmo de Daniel acabar a oração já chegara um anjo para dar a resposta a Daniel. O anjo diz que no "início de suas súplicas" ele tinha sido enviado a dar as benditas notícias a Daniel. Aqui vemos a onisciência de Deus em ação e o voo poderoso de um anjo, que sai do trono de Deus e chega a Terra na velocidade de uma oração.

Mas a palavra que deve ter deixado Daniel mais feliz é "pois tu és mui amado" (v. 23). Esse carinho que Deus demonstra por nós. Daniel tinha um coração esclarecido no que concerne a realidade dele para com Deus, e isso o fazia se aproximar da devida maneira na presença de Deus. Fora que vemos o poder da oração de um justo (Tiago 5:16-18).

Em breve veremos como as notícias trazidas pelo anjo responderam esta oração de Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário