quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Vingador de Sangue

O vingador de sangue era uma instituição árabe comum na antiguidade. Em Israel houve uma instituição similar chamada goʼel.
O goʼel é um redentor, um defensor, um protetor dos interesses do indivíduo e do grupo. Ele intervém em certo número de casos.*


O goʼel é sempre o parente de sexo masculino mais próximo da vítima. Ele não tem o direito, como poderíamos vir a pensar, mas sim a obrigação de vingar o sangue que foi injustamente derramado, não entrando, de forma alguma, em assassinato (como vemos aqui). Também lhe era priorizado o resgate de parentes escravizados e a compra de terrenos de alguém do mesmo clã (tribo).

Como ficou claro, o goʼel é uma instituição antiga que tentava lutar contra algumas injustiças e desigualdades sociais, garantindo uma igualdade entre as tribos e uma chance de vingança e resgate.

Infelizmente, o Estado, que fora feito com as mesmas intenções, não supri nem regulariza isso há um bom tempo. Mas essas injustiças não são tão recentemente deixadas de lado pelos governos ou responsáveis legais. Mesmo nas instituições antigas elas deixavam de ser exercidas, causando sua falência.

Por isso mesmo que Jó 19:25 diz:
Porque eu sei que o meu Redentor [goʼel] vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
Deus foi, é e sempre será nosso maior protetor. As injustiças deste mundo não ficaram sem vingança. Os escravizados serão libertos e a Terra, que está arrendada, voltará para seu possuidor.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Rm 12:19
__________________
* VAUX, R, de. Instituições de Israel no Antigo Testamento. p. 43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário