terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Bíblia é o Alvo

As Santas Escrituras sempre foram a bússola para indicar a vontade de Deus para judeus e cristãos, além de ser respeitada por muitos outros povos e religiões. Mas nem sempre os olhos são voltados para a esse livro com boas intenções.

Um grupo que sempre tentou acabar com a autoridade exercida pela Palavra de Deus foi o dos ateus militantes do ocidente, e é nos últimos ataques deles a Bíblia que gostaria de meditar um pouco. Qual será a verdadeira intenção desses ataques?

Um dos ataques mais frequentemente usados contra o Deus bíblico é o de sua desumanidade. Eles usam conceitos humanistas para desmerecer o tal Deus de amor mencionado na Bíblia. Só que essas acusações não ponderam a respeito da possibilidade de Deus existir, pois se ponderassem obviamente concluiriam que não seriam todos os humanos que concordariam com as ações de Deus, principalmente quando suas ações punem seus erros. Outro fator que demonstra a má-fé dos acusadores é o "copy and past" de ideais humanistas no mundo antigo hebreu. Não há nem um mínimo de esforço para se compreender o momento histórico que se vivia e o contexto real de cada história.

Outras abominações são as interpretações dos textos bíblicos. Outro dia vi num blog ateu zombar de Gênesis 1:30, dizendo que Deus tinha dado dinossauros para servirem de alimento para o homem, sendo que o verso diz sobre o que os animais devem comer e não que eles serviram de alimento ao homem (erro de interpretação que qualquer aluno ginasial mais atento jamais cometeria). Outros usam o salmo 137:9 ["Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras."] para dizer sobre as barbaridades que a Bíblia ensina. Não conseguem sentir como uma promessa de justiça quando Deus vier ao socorro de seu povo, e que seria menos sofrível para os filhos de seus inimigos se morressem de maneira violenta. Depois são os fundamentalistas que são cabeça duras. Nos dois casos são simples casos de interpretação de texto ou simples má-fé.

Também é uma grande incongruência o estudo da Bíblia por ateus, a não ser por motivos acadêmicos ou para procurar sabedoria humana. O outro motivo é a utilização para atacá-la, mas atacá-la não para destruir a Deus, mas sim para magoar o crente. Como eles não crêem em um Deus, seus motivos são meramente cruéis. Até seu humanismo fica enfraquecido com essa atitude.

Perdão! Ainda restam dois motivos para os ateus estudarem a Bíblia: proselitismo em favor do ateísmo por meio da ridicularização da crença inimiga; e uma sincera tentativa de se crer.

Gostaria de deixar claro que há ateus e ateus. Não quero criar rótulos. Só gostaria de deixar claro que a Bíblia tem sido alvo de ataques de ateus e outros descrentes com o objetivo claro de envergonhar o cristão de utilizá-la como regra de fé.

Estudemos diariamente a mesma para que quando loucos vierem utilizá-la erroneamente, assim como Satanás na tentação, nós possamos mostrar seus verdadeiros ensinos, como Cristo o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário