quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cobra com patas?


Sim, elas existiram. Por mais que você já tenha que ter aguentado pessoas te ridicularizando por isso [como você pode ver aqui], seus fósseis foram encontrados e, pode acreditar, uma viva (quase) foi encontrada na China. Veja as reportagens abaixo:

O mistério da cobra com patas

Estudos de uma cobra com patas traseiras.

Uma serpente dotada de duas pequenas pernas traseiras deve ser, certamente, um bicho muito primitivo. Foi esse o raciocínio dos paleontólogos quando toparam, há três anos em Israel, com o fóssil da Haasiophis terrasanctus. Esse estranho ofídio deslocou-se pelos mares há 95 milhões de anos. Apesar da idade, não era tão primitivo assim, contesta o zoólogo brasileiro Hussan Zaher, da Universidade de São Paulo. Após examinar o fóssil mais detalhadamente, Zaher concluiu que ele possui diversas características das cobras atuais mais evoluídas, como as jibóias e as sucuris. Assim como a terrasanctus, elas têm os ossos do crânio articulados para dar à boca uma enorme abertura. Por isso é que podem comer bichos até maiores que elas. Saber em que nível da escala evolutiva se situa essa exótica espécie intermediária continua um enigma.
Superinterressante
Agora veja as notícias mais atuais:

Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto
Bicho estranho foi levado para cientistas em universidade chinesa.Animal tem 'braço' completo, com quatro dedos. Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos. "Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede", conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool. A cobra bizarra será estudada pelo departamento de ciências biológicas da Universidade de Nanchong.
G1
Você encontra em Folha online, um arquivo sobre o mesmo assunto mais antigo.

_________
Veja também: Cobra alada [pelo jeito Deus deu asas para a cobra] e A serpente alada de Heródoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário