quarta-feira, 2 de setembro de 2009

falsa ciência

“Tenho pena e, às vezes, medo, do cientista demasiado seguro da segurança, senhor da verdade e que não suspeita sequer da historicidade do próprio saber”.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. p. 63.

“Nas condições atuais, a ideologia é reforçada de uma forma que seria impossível ainda há um quarto de século, já que, primeiro as idéias e sobretudo, as ideologias se transformam em situações, enquanto as situações se tornam em si mesmas “idéias”, “idéias do que fazer”, “ideologias” e impregnam, de volta, a ciência (que santifica as ideologias e legitima as ações), uma ciência cada vez mais redutora e reduzida, mais distante da busca da “verdade”[...]

“O totalitarismo não é, porém, limitado à esfera do trabalho, escorrendo para a esfera política e das relações interpessoais e invadindo o próprio mundo da pesquisa e do ensino universitários, mediante um cerco à idéias cada vez menos dissimulado”.
Santos, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. P. 53 e 54.

Não é estranho vermos em noticiários e jornais textos que apresentam resoluções científicas contraditórias, que defendem o que já fora indefensável, e tornam saudáveis alimentos que por muito tempo são tidos como vilões. Mas, será que devemos sempre acreditar quando alguém diz um “cientificamente comprovado”?

Eis que a mídia utiliza, e muito, está frase assim como os evangélicos utilizam o “está escrito”. Desde o século XIX que a ciência tenta usurpar o lugar de Deus na sociedade moderna, incluindo sua autoridade em definir o mundo.

Os textos acima são só exemplos de algumas vozes que sabem dessa realidade (a de que a ciência não é absoluta em seus postulados) e de que vozes devem surgir para apresentar todas as falas desse instrumento utilizado pelo homem.

Devemos nos lembrar de que se existe uma falsa ciência, há uma verdadeira, pura, e que por essência, roubando a fala do Linguista José Luis Fiorini, não tenta de forma alguma ser dogmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário