domingo, 11 de julho de 2010

A prova máxima da bondade de Deus

Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Salmos 34:8
A Bíblia é clara em declarar que nosso Deus é bom. O próprio Jesus declarou que só Deus é bom, ninguém mais (Mateus 19:17). Mas esta certeza não é compartilhada por todos.

Eu, particularmente, já há um bom tempo que não tenho dúvidas da bondade de Deus. Mas hoje pela manhã, ao fazer meus estudos diários, fui inspirado a responder esta questão que muitos fazem: se Deus é onipotente, porque ele permite o mal? Ele permitindo o Mal ele continua sendo bom? Seria Deus uma força acima do bem e o mal, uma força da natureza?

Por mais estranho que pareça, muitas pessoas pensam assim ou, no mínimo, passa na mente de muita gente pensamentos semelhantes a estes.

Não quero dar uma explicação muito complexa sobre estas questões, vou mais é repetir o que o salmo acima diz, ou seja, como provar que o nosso Deus, o Bíblico, é bom.

Bem, de onde tirei a resposta. De Paulo em 2 Coríntios 3:1-3:
Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
Assim como Paulo considerava sua autoridade sobre a verdade nos crentes transformados, estes mesmos crentes são as testemunhas do amor e bondade de Deus. Nós somos a prova máxima de que Deus é bom, pois mesmos sendo maus, vamos sendo transformados em pessoas que amam e conhecem o bem. Está certeza é dada pelo Espírito de Deus, na caminhada Cristã, e é sentida pelos demais em volta.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 43:10
O que nós praticamos, mais até do que falamos, é o que confirma em nós e nos que nos vêem que Deus é bom. É em nós que muitos virão conhecer a Deus:
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:35
Nós somos as cartas vivas de Cristo para os que ainda não crêem. O Espírito Santo agindo em nós e nos transformando dia a dia é a prova pessoal de que Deus é bom. O fato de que cada dia queremos ser mais parecidos com Cristo é a prova máxima em nós de que Deus é bom, pois se ele fosse mal, nos inspiraria o mal, não o bem.

Sim é simples assim.

Qualquer dia posto a respeito do mal e a bondade de Deus.

Maranata.

2 comentários:

  1. Faz parte do carater de Deus a bondade.
    DEUS, nos mostra essa bondade, dia a dia de nossa mesquinha vida.
    Pois ao contrario de Deus, temos que exercitar o amor,e acostumar-mos a ver os outros com olhos de bondade,olhos de amor.
    enfim, temos que pedir a Deus que nos ensine a sermos semelhantes a Jesus.

    ResponderExcluir