terça-feira, 20 de julho de 2010

Estaremos com Cristo durante a morte?

A Bíblia de Jerusalém, a qual estou gostando muito de fazer o ano bíblico, tem uma nota que afirma que o estar com Cristo durante a morte não contradiz a doutrina da ressurreição (nota j, na página 2o48, referente ao capítulo 1 e verso 23 de Filipenses).

Na Bíblia de Jerusalém o verso vem dizendo assim:
Sinto-me num dilema: meu desejoé partir e ir estar com Cristo, pois isso me é muito melhor, mas o permanecer na carne é mais necessário por vossa causa.
Filipenses 1:23 e 24
Bem, não posso negar a cada um de vocês que estes versos me soam muito estranhos, segundo meus estudos bíblicos. Vocês também devem ter notado caso tenham lido estas minhas postagens: Espírito do homem e Espírito de Deus, Espírito e Alma.

Realmente não creio que tenha apresentado nenhuma inverdade. Então, o que dizer deste verso acima? O que Paulo está tentando dizer? Seria uma nova doutrina? Estaríamos com Jesus durante a morte? Será que os demais textos de Paulo concordam com essa interpretação?

Olhemos para o próprio livro para que consigamos visualizar melhor o significado deste texto, que aparentemente é fácil. Gostaria só de lembrar o que o próprio apóstolo Pedro falou sobre Paulo:
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
2 Pedro 3:15 e 16
Veja os versos de Filipenses acima indicados já se contradizem com o próprio conteúdo da carta. A esperança de Paulo parece não estar exatamente em estar com Jesus na morte, mas em ressuscitar como ele ressuscitou:
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Filipenses 3:7-11
Sem contradizer a ressureição dos mortos!?! Realmente, esta nota me decepcionou um pouco, pois o conteúdo mais academicistas, portanto mais cético desta tradução/versão da Bíblia, era mais respeitado, sendo que os próprios textos de Paulo emergem profundamente na ressureição. No mínimo o autor dessa nota deveria suspeitar dessa tradução.

Mas o novo testamento deixa claro que a Bíblia de Jerusalém não tem só rumos acadêmicos, como já se poderia notar no antigo testamento, mas ideologias católicas embutidas sutilmente. Mas, repito, ainda gosto e aprendo muito com essas notas bíblicas.
Agora vamos argumentar mais um pouco. Veja o que Lucas, um dos companheiros de Paulo, relata a respeito do rei Davi, morto já a milhares de anos, ao relatar o discurso de Pedro:
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.[...]
Porque Davi não subiu aos céus...
Atos 2:29 e 34
O estado dos mortos, que ainda devo estudar com vocês, é muito claro na Bíblia. O próprio Paulo dava a ressurreição como esperança para vencer a morte e não uma vida incorpórea:
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
I Tessalonicenses 4:13-18
Esta é a verdadeira esperança, não um estado consciente durante a morte.

Mas, como fica o texto então? Realmente, não é um texto fácil, principalmente para nossas mentes induzidas por todos os lados a crer numa consciência em morte. Mas gostaria de mostrar meu ponto de vista a respeito do texto:
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
Filipenses 1:23 e 24 (ARC Fiel)
Acredito que este estar com Cristo de forma alguma é fisicamente, inclusive que aqui Paulo se refere na sua morte. Paulo com certeza mostra que a morte, como um estado de total inconsciência, levá-nos a uma dependência ainda maior em Cristo. Morrer é esperar, sem mais nada fazer, em Cristo. Paulo queria indicar mais uma vez que contava com Cristo, e não em sua história de vida para voltar a viver. E Ele confiava tanto na salvação absoluta em Cristo enquanto morto, que isto seria melhor.
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Eclesiastes 9:5 e 6
Estar em Cristo durante a morte de forma alguma pode significar, biblicamente falando, que desfrutaremos de sua presença em morte, mas sim que aguardamos a manifestação do poder divino em nós para que voltemos a viver. Que vivamos essa esperança, e não outra que não se encontra na palavra de Deus.
Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.
Salmos 115:17

2 comentários:

  1. estaremos descansando, esperando a primeira resssureiçao,e subiremos com Cristo para o céu, junto com os que estiverem vivos.
    para desfrutarmmos juntos a Vida Eterna.

    ResponderExcluir