quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

em verdade

Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.
Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.
Isaías 59:3-4
Infelizmente os versos acima não se aplicam apenas a religiosidade decaída dos israelitas, mas, também, de toda a humanidade.

É comum a todos nós defendermos opiniões, postulados, teses, ou até a própria imagem através de mentiras, enganos e falsificações.

Infelizmente, como é impossível para cada ser humano verificar cada palavra que sai da boca do outro, continuamos a utilizar a norma linguística de tomar como verdade as palavras do outro. Se tudo fosse posto a prova dificilmente conseguiríamos viver em comunidade.

Mas a própria Bíblia apresenta uma forma de melhorar esse problema com a verdade. O recorte abaixo é parte do diálogo entre a mulher samaritana e Jesus:
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:22-24.
Apesar do texto estar se referindo a adoração, há um princípio que todos nos deveríamos aplicar a tudo que fazemos: fazer todos as coisas "em verdade".

Jesus achou importante explicar o porquê da adoração "em espírito". Como já estudamos antes, em espírito pode significar motivado/impelido pela mesma força (veja aqui). Ao mostrar que Deus é Espírito, Jesus está mostrando que adorar em espírito é adorar motivado pelo próprio.

Agora o "em verdade" não vem com nenhuma explicação, pois, claramente, este termo era perfeitamente compreensível naquela época, assim como o é hoje.

"Em verdade"! Esse deve ser o nosso modo de viver. Se formos discutir, argumentar, escrever teses, elaborar conceitos científicos, deveríamos o fazer "em verdade", sinceramente, sem mentir a si mesmo. Esse seria o único jeito de diminuir a onda de mentiras e falsidades que alastram nosso mundo, e esse jeito só pode ser iniciado por mim, e, se assim o decidir, por você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário