sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Destruidor

Se não me engano, já temos vinte e sete dias de chuvas consecutivas em São Paulo, e mais de cinquenta mortes causadas por elas. Deu no twitter do G1 que os terremotos são as tragédias naturais que mais mataram pessoas nos últimos 10 anos, sendo que só no Haiti (caso mais discutido na mídia atualmente) a contagem está em duzentos mil. Acidentes, maremotos, furacões, aviões caindo ou partindo-se ao meio são notícias cada vez mais frequentes nos nossos telejornais e demais mídias.

Em meio a essas catástrofes ouvimos clamores voltados a Deus, muitas vezes brotando de nosso próprio coração. "Por quê tu permitiste, ó meu Deus?" é uma das mais educadas. Há outros que acusam a Deus por não agir ou impedir tais coisas. Outros crêem que o próprio está mandando o castigo pelos pecados. Mas o que a Bíblia diz a respeito disto?

Academicamente falando, a doutrina do destruidor, ou do Satã, adversário, Diabo evolui em meio a teologia do povo hebreu segundo as suas escrituras.

O livro de Jó - que segundo a opinião acadêmica é um dos livros que mais avançaram na teologia bíblica - já é posto o Satã como o causador das catástrofes naturais e os demais incidentes com a família do patriarca (Jó 1 e 2). Em Malaquias 3:11 há uma promessa de repreensão ao devorador dos campos para os que forem fiéis aos dízimos e ofertas. Em diversos textos, as obras más são inspiradas por espíritos maus, causadores de destruição.

No novo testamento esta imagem é retomada, inclusive pondo Satanás como um leão devorador (I Pedro 5:8). Os endemoniados causam destruição, e a besta que surge da terra - mais uma das seguidoras do Dragão/Satanás - pode lançar fogo do céu (Apocalipse 13:13).

Mas foi Jesus quem mais fez distinção entre o Adversário e Deus. Primeiro na Parábola do trigo e do Joio, mostrando que o Joio, as pessoas que amam a impiedade, são frutos do plantio do inimigo (veja Mateus 13:24-30 e 36-43).

Mas o esclarecimento mais grandioso é feita na descrição do Bom Pastor, onde vê-se a diferencia entre as obras de Deus e as de Satanás:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:10
Vemos que o verdadeiro causador destas tragédias é Satanás. Na Bíblia ele e seus seguidores é que são responsáveis pelo mal. Que possamos deixar de segui-lo e seguir ao doador da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário