domingo, 31 de janeiro de 2010

É necessária boa fé para se ler a Bíblia

Sim, e não só dos crentes, mas dos leitores acadêmicos também. Judeu, cristão, ateu ou qualquer outro leitor dessas palavras milenares deveriam ser mais verdadeiros e lerem a Bíblia com boa fé.

De onde me veio isto?!? Veio de uma conversa com meu pai sobre Isaías 65. Vejam estes versos:
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.
Isaías 65:17-20
A parte negritada é exatamente a parte que causa discussão. Por quê? Acredito que alguns já perceberam. Como pode haver morte na nova terra? Para muitos o texto está confirmando que haverá morte no paraíso prometido. Seria isso mesmo que o texto diz? Será que esse texto estaria tão distantes dos textos neotestamentários que prometem vida eterna e extinção da morte?

Primeiramente devemos devemos nos atentar para o próprio texto. Será que ele realmente está dizendo que haverá morte? Veja que a morte é o principal motivo de choro e clamor, contrariando os próprios versos precedidos. Por isso é necessária a boa fé. Qualquer escritor que quisera dar esperança para as pessoas (que é exatamente o contexto desses versos) não cometeria tamanha contradição.

O que acontece no texto então?

A Bíblia, por muitas vezes, passa de coisas que conhecemos para as que não conhecemos. As parábolas são bons exemplos sobre isso.

Vejamos agora o texto negritado através da comparação do estado presente e do estado prometido pelos versos.

Hoje: crianças morrem cedo, até imediatamente após o parto.
Na promessa: Isso não ocorrerá. Uma criança jamais completará sua história com poucos dias.

Hoje: Apesar de muitas vezes uma pessoa que morra aos 50 anos ser considerada nova, na realidade, o texto bíblico diz respeito ao jovem aquele que não entrou na idade madura. Na sociedade de hoje ele é considerado adulto com 18 anos, no passado bíblico era considerado adulto quem tinha mais de 20 anos.
Na promessa: Se acontecesse de alguém morrer com 100 anos, esta pessoa seria considerada que morrera jovem ainda. Esse texto fica ainda mais claro quando comparamos o que é considerado morrer jovem hoje em dia.

Veja que na última promessa acima citada, não é uma afirmativa que haverá morte, mas uma linguagem poética que nos leva a entender a superioridade da nova terra a terra recente. De um estado atual para um estado melhorado até findar no estado ideal.

Literariamente falando, o texto bíblico é progressivo. Ele está ilustrando de pouco em pouco até que a compreensão do mesmo seja completa. A citação seguinte ainda completa mais a ideia posta logo acima:

"nem velho que não cumpra os seus dias"...

O que seria ser um velho que não deixe de cumprir seus dias? Qual seria o ideal de Deus para esse velho? Claro que seria uma vida eterna. Não há outra maneira de expulsarmos o choro e o clamor da perca de um ente querido.

Vemos que a análise do texto bíblico não pode ser superficial, mas devemos nos aprofundarmos no próprio texto, para que não saíamos dizendo o que o texto não diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário