segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Usando a Bíblia contra a própria Bíblia

Uma das maiores autoridades de todos os tempos em diversos povos no mundo é a Bíblia Sagrada. Chego ao atrevimento de dizer que é a maior autoridade escrita de todos os tempos.

Claro que não são todos que a adotam como regra de fé e sabedoria, mas por ter estas funções para um grande número de pessoas, ela é usada para defender argumentos e idéias a respeito de diversos assuntos, inclusive sua veracidade como palavra de Deus ou não.

Ela é usada por ateus para afirmarem a inexistencia de Deus, por ufologos para comprovar a existência de vida alienígena, por pessoas de religiões não judaicas-cristãs para comprovar sua fé e, o mais comum de todos os usos, o por diversos seguimentos religiosos judaicos-cristãos para mostrar erros das outras religiões e confirmarem a sua própria.

O debate sobre os escritos bíblicos realmente não é novo. Em Jó vemos uma discussão sobre interpretações das noções da providência divina, perpassando por diversas noções bíblicas, apesar de não citá-las explicitamente. Mas o maior de todos as discussões e mais icônicas sobre o assunto é de Jesus e o Diabo, na tentação do deserto (Mt 4:1-11; Lc 4:1-13).

O uso das escrituras por Jesus é algo completamente compreensivo no texto, pois a mesma é como uma revelação de seu ser (João 5:39). O realmente impressionante é o uso das escrituras por seu maior adversário.

O uso da Bíblia pelo Diabo tinha a intenção de fazer o mesmo tropeçar na interpretação da mesma, fazendo com que a obdiência a mesma levasse Jesus a se afastar do Pai.

Neste momento poderíamos pensar: "O que fazer então, se a própria Bíblia pode nos levar a condenação?". A resposta vem do próprio salvador. Ele responde com a própria Bíblia.

A interpretação parcial dos textos bíblicos podem nos levar a más interpretações que podem nos levar a destruição, além de podermos levar outros a completa destruição.

A Bíblia deve ser lida com muito cuidado, amor, orientação, contextualização e, principalmente, com o santo e bom Espírito de Deus.

Por favor, não deixe a própria Bíblia ser motivo de sua destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário