terça-feira, 29 de março de 2011

Adoração

São muitas as palavras hebraicas que traduzimos como "adoração" e seus derivados. Uma delas vem da raiz עָבַד (‘abad), trabalho, serviço, demonstrando o caráter serviçal na adoração. A palavra grega usada na septuaginta é latreia, e tem o mesmo aspecto laboroso. Um exemplo de texto que utiliza esta palavra é o de Deuteronômio 6:13, o qual nosso Senhor Jesus utiliza para vencer a tentação que Satanás o lança em Mateus 4:9-10.


Mas não é neste aspecto laboroso que gostaria que nós nos fixassemos nesta postagem. As outras duas palavras hebraicas fazem referência a uma prática muito ligada a oração: o prostrar-se, reverenciar, ficar de joelhos, lembrando os significados do verbo inglês to bow.


Quando os amigos de Daniel negaram se adorar o ídolo de ouro (Daniel 3:18), a palavra usada para isso veio da raiz סָגַד (sagad) ou seja, inclinar-se, prostrar-se, dar honra.

Já em Êxodo 33:10, a palavra usada é הִשְׁתַּחֲוָה (hištaḥawah), que trás este sentido de enclinar-se, prostrar-se também. A palavra grega usada na septuaginta é proskyneõ e é essa palavra que é levada para o novo testamento em texto como João 4:22-24 e Apocalipse 19:10, o qual gostaria de me deter mais.

Se vocês prestarem atenção, há vários textos de Apocalpse que a adoração está ligada ao prostrar-se, como se o sentido da mesma não fosse somente este, mas ligado a ele (Ap. 4:10; 5:14; 7:11; 11:16; 19:4; 19:10; 22:8 e 9). O próprio contexto em que Jesus diz que adoraremos "em Espírito e em verdade" nos deixa claro que não é apenas curvar-se ou prostrar-se, mas vai além. Vejamos o texto abaixo:
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Apocalipse 19:10 (veja também 22:8 e 9).
Este é um simples exemplo que não devemos nos curvar a ninguém, muito menos aceitarmos que se curvem a nós. A verdadeira adoração é muito mais complexa que isso, mas inclui o prostrar-se somente a Deus. No livro de Ester temos Mordecai sendo perceguido por não se prostrar para um superior hierárquico, jovens hebreus resistirem ao fogo por não se curvarem a outros deuses, Pedro mandou Cornélio se levantar dizendo que era homem como ele (Atos 10:25-26) e por duas vezes um anjo fez o mesmo com o apóstolo João.

Se um anjo, ser muito superior nós, não aceitou adoração, quem somos nós para aceitarmos? Mesmo que se sinta inferior a outro ser humano, também temos noção, seguindo a palavra do anjo, que somente devemos adorar a Deus. Ele é o único que devemos prestar culto e nos curvar.

Você que é cristão, não escandalize os demais se curvando seja lá para o que ou para quem for. Só Deus deve receber este tipo de reverência.

2 comentários:

  1. E ai João!! Legal essa postagem!!
    Que Deus te abençoe em seus estudos e mensagens!! Abç

    ResponderExcluir
  2. Amém, Roger.
    Um grande abraço a você também.

    ResponderExcluir