segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para haver harmonia entre o estudo da Bíblia e o estudo da natureza, não se pode ouvir apenas uma delas (Galileu)

"[...] Não é, pois, meu pensamento lançar mãos a uma empresa tão superior a minhas forças, se bem que não se deva também deixar de confiar a Benignidade divina às vezes se digne inspirar algum raio de sua imensa sabedoria em intelectos humildes e notadamente quando, ao menos, estão adornados de sincero e santo zelo. Além do que, quando se harmonizar passagens sagradas com doutrinas novas e nada comuns sobre a Natureza, é necessário ter inteiro conhecimento de tais doutrinas, não se podendo harmonizar duas cordas conjuntamente, ouvindo apenas uma delas. Se eu soubesse que poderia prometer alguma coisa da debilidade do meu engenho, me permitiria ousar dizer que encontro entre algumas passagens das Sagradas Letras e desta  constituição do mundo muitas harmonias que não me parece que sejam tão bem consonantes na filosofia comumente admitida."
Carta a Monsenhor Piero Dini IN: GALILEU Galilei. Ciência e fé: Cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário