terça-feira, 20 de abril de 2010

A Parábola do Joio

Com certeza você já deve ter ouvido alguém indicar outra pessoa ou grupo como sendo joio, não é mesmo? Mas você sabe o que era o joio ou de onde surgiu está comparação?

Vejamos o que achamos sobre essa planta na wikipédia:
Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo". Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular.
Não sei precisar desde quando existe esse ditado, mas sabemos que Jesus o utilizou em uma parábola a fim de esclarecer um pouco mais sobre o Reino dos Céus (veja Mateus 13:24-30 e 36-43).

Ao meu ver, esta parábola demonstra o porquê dos maus não serem destruídos e só os bons viverem nesta terra. Com certeza nós já nos voltamos em algum momento para Deus para indagar sobre o porquê os bons sofrem e os maus prosperam.

Nesta parábola mostra um dos motivos para isso. Como o joio é difícil para se identificar, só quem entendesse bem das duas plantas para arrancá-lo. Isto é tão perigoso em seu estado inicial, que antes de ficarem adultas nem profissionais da lavoura podem distinguir. Por isso é necessário que ambos amadureçam. Além disso, ambas estão tão emaranhadas que ao puxar uma pode-se prejudicar ou até matar a outra.

Mas o que deve significar isso? Se nem os ceifeiros (os anjos) podem distinguir bem, muito menos as próprias plantas (nós) distinguem-se umas das outras, não é verdade? Caso Deus destruísse tão rapidamente o mal, com certeza o coração dos justos seria atingido, pois não entenderia os motivos da execução. Sem a demonstração clara dos frutos, nenhum justo poderia concordar com Deus na execução do ímpio. Infelizmente, para o bem do coração do justo, deve-se esperar até a colheita, onde cada um receberá sua recompensa.

Veja que o justo cresce e desenvolve o fruto verdadeiro e nutritivo, enquanto o ímpio dá um fruto de morte. É necessário que maldoso cresça para mostrar a todos o mal que seu coração pode fazer.

Está parábola mostra claramente como Deus é sábio. Sábio a ponto de saber o momento certo de realizar seus grandes prodígios e nos conceder uma libertação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário