sexta-feira, 9 de abril de 2010

Isaque

Lembro-me até hoje a inconformidade de minha professora de conceitos bíblicos ao refletir na história de Isaque. Não a culpo, pois o texto Bíblico cuida da história de Isaque de maneira muito diferente dos outros homens que compõem a tríade patriarcal (Abraão, Isaque e Jacó/Israel).

Enquanto Abraão e Jacó ocupam grande parte da suas respectivas narrativas como personagens principais [personagem é o modo que a crítica bíblica literária trata cada ser descrito no livro sagrado], Isaque parece só ocupar lugares secundários na narrativa. A única exceção é o capítulo 25 de Gênesis, o qual não tem nenhuma obra suprema (aos nossos olhos) como a vitória sobre vários reis (Gênesis 14) ou lutar contra o próprio Deus (Gênesis 32:22-32).

Mas vamos a história do patriarca, para tentarmos entender o porquê dele fazer parte da tríade. Será que seria apenas por ser o intermediário entre Abraão é Jacó?

Desde seu nascimento (Gênesis 21) Isaque é perseguido por ser o filho preterido para a bênção, por ser filho do casamento legítimo. Isso acontece muito na Bíblia. Vemos que as preferências por um causam ciúmes e perseguições de outros. Podemos citar Raquel, José, Ana, Jesus, etc.

Antes de sua fase adulta, Isaque foi entregue como sacrifício por seu pai Abraão, mas o mais impressionante é que o texto bíblico dá a entender que ele consentiu com isso:
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
Gênesis 22:7 e 8
Veja que Isaque confiou plenamente em seu pai e que Deus proveria o verdadeiro sacrifício. Ele decidiu caminhar ao lado do pai, crendo nisto.

Alguns dizem que Isaque já era jovem, provavelmente até mais forte que o velho Abraão, já com mais de 100 anos. Dizem isso baseados na maioridade atingida apenas aos vinte anos segundo as leis descritas na Torá (Números 1:3 é só um dos exemplos). Desta forma, o caso poderia ter ocorrido com Isaque podendo ter até 19 anos.

Isaque também fora submisso no casamento. Ele aceitou a esposa escolhida por Deus a ele (Gênesis 24) e a amou sinceramente.

Na morte de seu pai, uniu-se a seu irmão Ismael que o tinha perturbado tanto na infância (Gênesis 25:9). Também fora um homem de oração, conhecendo suas limitações. Ele orou por 20 anos para que Deus lhes concedesse um filho de sua esposa estéril (Gênesis 25:21, 22 e 26).

Mas a Bíblia também não escondeu suas falhas. Em Gênesis 26, vemos que, assim como seu pai, ele se acovardou pelo medo da morte, mentindo sobre a relação que tinha com Rebeca, sua esposa. Mesmo assim, Deus foi fiel e usou Abimeleque para protegê-lo (Gênesis 26:7-11).

Tentou enganar, mas agora fora enganado pelo seu próprio filho, o qual roubara a bênção que estava destinada ao seu preterido, Esaú (Gênesis 27). Mesmo sendo enganado, Isaque mostrou amor ao abençoar também Esaú, o qual de início se irou ainda mais com seu irmão Jacó, pois a bênção o punha como seu servo (v. 39-41).

Mesmo uma sendo dada através do engano e a outra causar mais ira do que servidão, Hebreus 11:20 mostra claramente que a fé de Isaque obrou na vida de seus filhos:
Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
Pela fé, Isaque defendeu seu filho que o enganara, mandando-o para uma terra distante, tendo a certeza que as bênçãos se cumpririam nele. Pela fé, ele soube que a bênção de seu filho mais velho se tornaria real, por mais que ele demonstrasse um coração irado ao invés de um servil. E foi pela sua fé que ele pode viver para ver a reconciliação de seus filhos antes de sua morte.

Isaque morreu com 180 anos (Gênesis 35:27-29), vendo todos os netos da parte de Jacó, ou seja, vira a continuação de sua família... o futuro povo de Israel. Ele pode contemplar os resultados de sua fidelidade para com Deus e o amor para com sua família.

Por isso seu nome é citado 109 vezes no antigo testamento e 18 no novo. Quem dera todos se entregassem a Deus assim como Isaque se entregou, a ponto de confiar não só sua vida, mas a de toda sua família ao mesmo.

2 comentários:

  1. Muito bom o estudo. Só uma observação, no quinto parágrafo, tem um erro: "Isaque foi entregue como sacrifício por seu pai Isaque" - No caso o pai é Abraão.
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e ajuda. O erro já foi corrigido.

      Excluir