terça-feira, 21 de março de 2017

Revolução nos estudos sobre alimentação

... você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Gênesis 3:18
Assisti vários documentários sobre alimentação nos últimos dias, todos no Netflix. Desde os anos 90 sou interessado no assunto, por ligar nossa saúde física e mental à alimentação natural.

Dos vários que existem no Netflix, os que assisti foram: Fat, sick and nearly dead, onde Joe Cross mostra sua experiência com um jejum de suco de vegetais que usou durante sessenta dias para se recuperar de uma doença rara sem o auxílio de remédios. Ele também dirigiu o Fat, sick and nearly dead 2, onde mostra a continuação de sua vida e a importância de manter os vegetais como a maior fonte de alimentos para o corpo, e The kids menu, que mostra algumas soluções para envolver e promover a alimentação natural para as crianças.

Foodmatters é o que mais gostei, por achar equilibrado e ter tantos especialistas falando a respeito da necessidade de uma dieta a base de plantas. Já Cowspiracy traz evidências de que o impacto negativo que nós temos na  natureza vem especialmente por causa da criação de gado para o abate, inclusive a poluição do ar.

A alimentação cárnea não é a original do homem criado por Deus, como vemos no texto introdutório. Assim que o homem peca, a alimentação muda. Em Gênesis 2:16 e 17, o homem recebe como alimentação os produtos das árvores, mas após o pecado há uma pequeno acréscimo: as plantas do campo.

A alimentação cárnea é indicada por Deus somente após o dilúvio, nos levando a crer que a falta de vegetais levou essa permissão (Gênesis 9:1-4). Veja que o dilúvio ocorreu por causa do pecado generalizado (Gênesis 6:3). Interessante que após o dilúvio, o tempo de vida das pessoas descritas no texto sagrado vivem bem menos. Bem mesmo. Os antediluvianos como Matusalém, o qual morreu bem próximo do fechamento da arca, chegaram a viver 969 anos (Gênesis 5:21-27).

Mas não se iluda com o texto de Gênesis 9:4, pois não era toda a carne que se podia comer. Só ás limpas eram para consumo humano. Você pode ver que se comesse dos animais que só tinham um casal, a raça se extinguiria para sempre, mas na arca entraram um casal dos animais impuros e sete casais dos limpos (Gênesis 7:2 e 3). Qual você acha que Noé e sua família se alimentaram? Essas restrições ficam mais claras ainda depois do sinai, onde Deus dá uma lista dos animais que se pode e não se pode comer (Levítico 11). Além dessa descrição temos a proibição de comer essas carnes com sangue e as partes da carne.

Arqueologicamente vemos que as pessoas comuns dos povos de todos os tempos comiam pouca carne, pois não tinham como se alimentar sempre dela. O gado é posse. Os modos de conservação não eram bons como os temos hoje também. Os reis, faraós e outras pessoas que poderiam se servir com maior abundancia de carne, acabavam sofrendo de doenças cardiovasculares e de obesidade. Na verdade, só no século XVIII e XIX de nossa era que a carne se torna tão consumida em nossa sociedade, mas nada igual o que existe hoje.

No século XIX, houve uma grande revolução na ciência médica e de cuidado da saúde. Grandes estudos, experimentos e teorias foram feitos e, em meio a esse ambiente, nasceu uma igreja que acaba se envolvendo na área da saúde de forma impressionante, criando sanatórios, produtos alimentares a base de plantas e estilo de vida que melhoram a qualidade de vida e curam doenças através de tratamentos naturais. Essa é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Segundo os escritos de Ellen G. White, a qual os adventistas acreditam ser uma profeta de Deus, cumprindo em parte o que diz em Joel 2:28, Deus deu uma mensagem para esse povo viver e pregar, segundo sua missão dada na terceira mensagem angélica de Apocalipse 14:9-12.
Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.
Apocalipse 14:12
Obedecer os mandamentos de Deus envolve as leis de saúde, ou seja, ar regras importantes de se seguir para termos boa saúde. Essa visão fez com que essa igreja se importasse em criar clínicas e hospitais que funcionam até hoje, além de escreverem muita literatura para ensinar a todos como viver mais próximo ao plano original de Deus quanto ao que comer e como viver, mesmo nesse mundo de pecado.

Depois de um estudo com os adventistas de Loma Linda (Califórnia) (veja um pouco nesse link e pesquisando sobre o programa SBT realidade e Loma Linda), o estilo de vida que eles pregam e vivem dá uma melhoria de vida muito grande aos que o adotam.

Esses estudos e pesquisas sobre alimentação mostram que Deus sempre soube o melhor para nós. Alguns cristãos atentos ao texto bíblico já perceberam que é importante rever o excesso de consumo cárneo (principalmente depois da operação "carne fraca") e a importância de cuidar de nosso corpo, por ele ser um templo onde queremos que o Espírito Santo habite da melhor forma possível (1 Coríntios 3:16 e 6:19).
Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.
3 João 1:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário