sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Holy Hell

Este é um documentário sobre a experiência de pessoas que viveram numa seita chamada Budhafield, incluindo o diretor Will Allen, o qual viveu nela e com seu líder narcisista por 22 anos.

Documentários como esses nos fazem refletir nos moldes que a religiões tem usado para cultivar e manter seus fiéis. Não é uma questão de Deus, mas uma de liderança espiritual. Também sobre lavagem cerebral e tornarmo-nos pessoas incapazes de pensar sobre alguns aspectos de nossa religião.

Mesmo em meio a tamanhas mentiras, os entrevistados perceberam que o que os mantiveram tanto tempo naquele lugar era os membros, e não especificamente o líder. O ambiente de aceitação e camaradagem faziam que eles não quisessem abandonar o grupo, e continuavam recebendo abusos e escondendo-os.

Todos nos vivemos em famílias, sejam de sangue ou lugares que nos aproximam da sensação de estarmos fazendo parte de algo. Muitos abusos acontecem nesses ambientes e, por não querermos perdê-lo, acabamos sofrendo em silêncio nesse ambiente, sem termos alguém para contar ou desabafar.

Um ambiente saudável envolve a possibilidade de ser ouvido e de ter uma opinião diferente. Aceitação não é concordar com tudo que o outro faz, mas continuar amando. Para isso ficar claro para a outra pessoa é necessário resolver a situação emocional que a discordância acaba trazendo, e isso deve acontecer rapidamente como dito em Efésios 4:26: "Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha" (NVI). E amar, segundo a Bíblia, é não folgar com a injustiça (1 Co 13:6), e a repreensão é um ato do amor, "pois o Senhor disciplina a quem ama"(Hb12:6, NVI).

Sabe, ter o controle sobre a vida das pessoas não é algo que nem Deus faz. Ele dá liberdade, a verdadeira liberdade. Ele expande a mente para as verdades do universo, não fantasia sobre o presente. Os profetas, inclusive, eram homens que desafiavam a religião atual por ordem de Deus, mostrando seus erros para com seus fiéis. Isso mostra que qualquer líder religioso pode acabar se tornando um manipulador, seja por ordem de outros, sem se perceber ou por desejo próprio.


Um livro que trata disso é Manipulação, dominação e controle de Yinka Oyekan. O livro não só fala das formas de manipulação mas de como podemos evitar sermos manipulados, manipuladores ou deixarmos de ser ambos.

Mas como Cristão que crê num Deus que odeia esses instrumentos satânicos, creio que Deus usa seu Espírito Santo para nos guiar nos bons caminhos. Que nos ajuda a decidir e repreende o erro, não nos manipula contra nossa vontade, mas nos conduz para verdadeira sabedoria para revelar uma verdade que só pode ser revelada se a outra pessoa estiver com o mesmo Espírito Santo agindo em seu coração e ajudando-o a entender as verdades espirituais.

Sei que para muitos o que ocorreu com esse grupo é um ataque mortífero a qualquer tipo de fé, mas a verdadeira fé vai continuar ecoando, por mais que haja maus exemplos e erros vindo de falsos mestres e até de verdadeiras pessoas espirituais.

Que Deus nos guie nos seus caminhos sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário