sábado, 20 de março de 2010

Deus bíblico X Teoria da Evolução: Incompatibilidade eterna

Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.
Salmos 33:9
Realmente, discutir é triste e cansa. Ter que escolher um lado é difícil e dividi nosso ser. Mas, infelizmente, tem coisas que são inconciliáveis.

Desde que Darwin trouxe à baila o evolucionismo, o mundo sentiu a dramaticidade de aceitar a nova teoria, a qual prometia matar a Deus, ou se apegar aquele que tinha lhes dado esperança e explicações sobre a origem e propósito da vida até então.

Mais uma vez, mas agora de forma mais destrutiva que as outras, a dita ciência e a fé se colocaram em oposição. Das diversas vezes que as duas se uniam para trazer uma verdade absoluta, neste instante elas se separam. Mas anda há aqueles tentam uní-las novamente.

Uma das tentativas mais inúteis de unir a Evolução com a fé no Deus bíblico foi o das Testemunhas de Jeová, os quais tentaram contar os dias da criação como dias de mil anos, inspirados em I Pedro 3:8 (o qual é erroneamente interpretado, pois o texto claramente diz que não existe contagem de tempo para Deus, mas todo o tempo é igual). Esforço inútil, pois para que a Evolução ocorresse precisaria de milhões de anos, não de poucos milhares como a interpretação supõe.

Outra, mais recentemente aceita, é a de que o texto de Gênesis não é literal, mas alegórico. Desta forma, Deus não queria que levássemos, como alguns chegam a dizer, a Bíblia tão a sério. Esse tipo de pensamento, e variações do mesmo, faz com que a maioria de crentes (judeus ou cristãos) creiam tanto no Deus da Bíblia e na evolução conjuntamente.

Mas a pergunta que qualquer acadêmico sincero e curioso faria seria: será que o texto realmente dá razão para crermos numa alegoria em Gênesis? Será que os profetas e eruditos antigos pensavam que o texto da criação não era para ser levado a sério? Como que o restante dos livros da Bíblia vêem o texto de Gênesis?

A primeira coisa que gostaria de analisarmos é o próprio texto de Gênesis. Não há nenhum indício de que o texto não se trate de um relato literal, inclusive quando fala sobre o período de tempo:
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:5
O texto explícita até o tempo percorrido (tarde e manhã, ou seja, noite e dia) e conta o número dos dias. Parece que o texto nos direciona claramente para uma interpretação literal, não é mesmo?

Veja também que o próprio livro recebeu o nome de Gênesis [origem] em sua versão grega, pois trata das origens dos povos. Isto é a interpretação que muitos estudiosos tem sobre a intenção dos autores e dos motivos das histórias contadas ali. Academicamente é inegável este intenção escritural.

Outro fato claro que demonstra a lógica dos dias literais na Bíblia é o próprio sábado e sua descrição. Vejam o texto:

Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:11
Por todo o cânone os efeitos do pecado originado no homem e a purificação do mesmo estão ligados a história inicial de Gênesis. Sem ela, o pecado não tem sentido, muito menos a morte de Cristo.
Porque, como pela desobediência de um só homem [Adão], muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um [Jesus Cristo] muitos serão feitos justos.
Romanos 5:19
Além disso, há textos que reafirmam a criação como algo literal:
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Hebreus 11:3
Veja que esse último texto nega claramente a possibilidade das coisas que parecem com outras terem dado origem a elas ao mesmo tempo que afirma o Gênesis literalmente. Parece até uma antecipação do que aconteceria em 1859, assim como Romanos 1:18-23 fala de como as pessoas olham para a natureza e deveriam ver a Deus manifesto, mas tornam-na em algo que diminui a Deus (no caso do Evolucionismo, destrói o Deus Bíblico).

Em suma, não tem como ler a Bíblia e não considerar o Gênesis como tendo intenção de ser uma obra que conta a verdadeira origem do mundo, seja por acadêmicos (que não necessariamente tem que crer naquilo) como por cristãos, que creem nele como livro inspirado por Deus (II Timóteo 3:16; II Pedro 1:21).

***

Gostaria de deixar claro que se pode crer em Deus e no Evolucionismo, mas isto deixa em cheque a fé na Bíblia e no Deus que ela descreve. Há várias religiões e vários deuses para se crer, mas não há como sinceramente juntarmos a teoria evolucionista e o Deus revelado na Bíblia sem com que nos ceguemos para as professas verdades ditas por um ou outro, ou até por ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário