terça-feira, 25 de maio de 2010

[Dn 9] Gabriel

Já no verso 20, Daniel deixa claro que o homem que ele estava vendo era o mesmo que ele viu na visão que tinha tido anteriormente (veja Daniel 8:16). Lá também dá o nome do mesmo: Gabriel.

Gabriel significa "Deus é meu forte herói" ou "Deus é meu homem forte" (veja aqui). Mas alguns chegam a traduzir, como ocorreu na wikipédia brasileira, como "homem forte de Deus". Já John D. Davis traduz simplesmente como "homem de Deus". Pelos meus conhecimentos sobre hebraico, todas as traduções acima são possíveis, apesar de tender para a primeira.

Este nome reaparece mais duas vezes no novo testamento, agora sendo identificado como "anjo". Na aparição a Zacarias (Lucas 1:19) ele declara "assistir diante de Deus". Estar na presença de Deus o poria como o mais alto anjo, ou um dos mais altos. O único outro anjo identificado na Bíblia também é Miguel (aquele que é como Deus), mas este é posto como o próprio Jesus, o arcanjo (mais elevado dos anjos) de Deus. Segundo este pensamento, Gabriel estaria abaixo apenas de Jesus.

Mas, quais são as palavras de Gabriel para Daniel?
Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
v. 22
Sentido? Sentido de quê? Do que Gabriel está falando se Daniel não tinha feito nenhuma pergunta? Ele só tinha pedido misericórdia para seu povo e a cidade santa. Não tinha pedido nenhuma explicação.

A resposta para estas indagações estão ligadas ao capítulo anterior de Daniel. Em Daniel 8:16 vemos que Gabriel fora enviado para dar a interpretação da visão que Daniel havia visto. Mas não fora ela por todo entendida:
E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.
Daniel 8:27
Isto ainda é confirmado pelos versos do capítulo que ligam as duas aparições de Gabriel. Vejam o esquema abaixo feito a partir dos versos de Daniel 9:
verso 21 ... o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio...
verso 22 ... Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
verso 23 ... entende a visão.
verso 24 ... e selar a visão e a profecia...
Veja que é inegável a relação entre a visão e esta profecia. Mas o que faltara na visão de Daniel 8? O próprio anjo Gabriel falara na ocasião que a visão sobre as tardes e manhãs era verdadeira e ele pararia por aí a interpretação (v. 26). Portanto, o que faltara era a data de início dessa contagem de tempo. Mas isto veremos em outro momento.

Nas próximas postagens com esse tema, nos aprofundaremos mais na profecia de Daniel 9.

Shalom!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

[Dn 9] A oração de Daniel

No primeiro ano do seu reinado[Dario começou a reinar em 521 a.C.], eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.
E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse:[...]Pecamos, e cometemos iniquidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;
E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.
Daniel 9: 2-6
Quantas vezes não ouvi que Daniel é a única personalidade bíblica que não se tem relatado seus pecados. Há ainda José, mas sua arrogância perante os irmãos pode ser considerada uma falha de caráter. Já Daniel não se fala de seus erros, mas não era esta a visão que o mesmo tinha perante Deus.

Os versos acima demonstram sua confissão. Ele assumia seus erros e os erros da seus irmãos também. Sabia que o cativeiro em que vivia não era porque culpa de Deus, mas pela desobediência de seu povo, sem se excluir do mesmo.

Sua oração é uma das mais belas da Bíblia. Mostra que seu povo mesmo em cativeiro não o procura, levando-o a crer que a promessa de sair do cativeiro em 70 anos poderia ser frustrada pelas falhas que seu povo teimava em cometer.

Mas Daniel conhecia seu Deus e sabia de sua misericórdia. Por isso se humilhou, confessando sua falta de méritos neste pedido e intercedeu pelo seu povo, para que ele voltasse e reconstruísse a Jerusalém (v. 18 e 19). Mais uma lição para nós. Todos somos imerecedores das bênçãos de Deus. Mas ele, por sua bondade, a dá, principalmente quando entendemos nossa situação e pedimos sinceramente a ele. O papel de intercessor também é valorizado nestes versos. Também deveríamos interceder para que outros alcançassem a salvação, pois todos somos imerecedores perante Deus e nossa oração faz diferença na vida dos demais.

Mais incrível do que a humildade de Daniel foi a resposta de Deus. Antes mesmo de Daniel acabar a oração já chegara um anjo para dar a resposta a Daniel. O anjo diz que no "início de suas súplicas" ele tinha sido enviado a dar as benditas notícias a Daniel. Aqui vemos a onisciência de Deus em ação e o voo poderoso de um anjo, que sai do trono de Deus e chega a Terra na velocidade de uma oração.

Mas a palavra que deve ter deixado Daniel mais feliz é "pois tu és mui amado" (v. 23). Esse carinho que Deus demonstra por nós. Daniel tinha um coração esclarecido no que concerne a realidade dele para com Deus, e isso o fazia se aproximar da devida maneira na presença de Deus. Fora que vemos o poder da oração de um justo (Tiago 5:16-18).

Em breve veremos como as notícias trazidas pelo anjo responderam esta oração de Daniel.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Daniel 9 - A profecia mais impressionante de todos os tempos.

A partir desta postagem estarei trabalhando com a profecia de Daniel capítulo 9, a qual é, ao meu ver, a que teve o cumprimento mais impressionante e fidedigno da história da humanidade.

Toda a postagem relacionada com Daniel 9 estará identificada com [Dn 9] no título e com o marcador "Daniel 9". Hoje também estreio o marcador "profecia".

Pesquise por conta este tema e você descobrirá muitas maravilhas. Veja os links abaixo:

1. A oração de Daniel
2. Gabriel
3. A profecia
4. A profecia (parte 2)
5. A profecia  (parte 3)
6. A profecia  (parte 4)
7. A profecia  (parte 5)
8. A profecia  (parte 6)
9. Conclusões


Obs.: O estudo desta profecia já converteu diversos ateus e tocou milhares de vidas pelo poder e cuidado demonstrado por nosso grandioso Deus.
Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.
Provérbios 29:18