quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jeremias: uma lição sobre fazer a vontade de Deus

Jeremias é conhecido por muitos como o profeta chorão por causas dos diversos lamentos feitos por ele no livro bíblico que leva seu nome.

Na verdade, este livro, literariamente falando, é um compilado de vários oráculos atribuídos a esse profeta, dando uma ideia de colcha de retalhos (um dia falarei mais sobre isto) de profecias e relatos históricos do mesmo.

Jeremias não era diferente de nenhum judeu de sua época em relação a vontade de viver livre. Ele apela a Deus para que sua nação consiga a paz tão prometida pela maioria dos profetas de sua época. Mas, apesar dos desejos serem os mesmos, sua disposição para ouvir a vontade de Deus é diferente da maioria.

Além de ter o desejo de liberdade negado, ele ainda se torna mensageiro da verdadeira mensagem de Deus. Deus traria paz, mas não da maneira almejada por todos. Eles deveriam se entregar ao domínio Babilônico. Dessa forma o povo sobreviveria, sendo que de outra, eles sofreriam coisas piores.

Jeremias sofreu ao dar essa mensagem ao povo. Uma mensagem que ninguém queria ouvir, principalmente a casta religiosa, a primeira a rejeitá-la. Foram eles que perseguiram Jeremias, transformando-o num símbolo do futuro sofrimento do messias prometido. Mas houve quem o ouvisse. Príncipes e anciãos da nação o defenderam dos que o queriam matar.

Ele também colocou um jugo (canga) por ordem de Deus como símbolo do cativeiro babilônico, o qual foi despedaçado pelo profeta Hananias dizendo que em dois anos Jerusalém estaria livre do jugo babilônio. Mas Deus mandou que Jeremias colocasse um jugo de ferro, pois seria certo que eles ainda continuariam na Babilônia.

E Deus? Bem, Deus sabe o que é melhor para nós. Claro que ele conhecia a história dos hebreus, de todos os sofrimentos que a escravidão do Egito havia causado a eles. Mas ele também sabia dos pecados e da religião formalista que eles praticavam. Por isso ele preferiu manter seu povo cativo ao invés de conseder-lhes a liberdade. Veja a seguinte fala de Deus:
Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia:
Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;
Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.
Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Jeremias 29:4-14
Reflexão: Desde que me formei na faculdade estou desempregado. Antes de minha formação acreditei que seria fácil conseguir emprego, ainda mais com meu diploma. Mas não foi assim, por diversos motivos - a maioria só Deus sabe.

O emprego é fundamental a todos nós e de forma alguma isto é um mal pedido para se fazer a Deus. Mas sinto que Deus está querendo que eu aproveite estes instantes para aprender a ter maior dependência dEle. Assim como os Judeus do tempo de Jeremias queriam uma vida liberta, esta vida liberta não seria aproveitada na presença de Deus. Sei que sou um pouco assim. Sei que tenho uma grande tendência de depender só de minhas forças, esquecendo-me de Deus e, principalmente, do meu próximo. Este tempo de desemprego está sendo uma lição de humildade para mim.

Assim como Jeremias se humilhou perante a vontade divina; assim como a nação, para sofrer menos, teve que esquecer de seu espírito guerreiro; assim como eu estou tendo que me lembrar a cada instante de como sou dependente de Deus e da misericórdia alheia; você também deve olhar para os Céus e se entregar à vontade divina e esperar pelo seu tempo de libertação.

Lembre-se: Deus tem pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Que seja feita a vontade de Deus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário